Blog

Como construir uma espiral de ervas aromáticas

in Jardim/Horta
Como construir uma espiral de ervas aromáticas

Decore o seu jardim com uma espiral de ervas aromáticas  para poupar espaço!

Existe um interesse geral em espirais de ervas. É certo que estas serão uma excelente decoração para o seu jardim. Mas a razão de ser das espirais é muito mais que um mero motivo decorativo.

Basicamente a ideia das espirais é plantar com sucesso o maior número de plantas diferentes numa área pequena, havendo assim um maior aproveitamento de espaço. O formato, em si, da espiral, cria variadas condições climáticas que favorecem cada uma das plantas no seu posicionamento, uma vez que a espiral tem uma posição específica a colocar, conforme até o hemisfério em que está a ser construída.

Mas existem variados erros comuns na sua construção como: as dimensões da espiral (a altura, principalmente); o sentido da espiral e o posicionamento das plantas.

O monte em que a espiral é construída gera diferentes condições ao nível do solo daí  o posicionamento e a escolha das plantas ser muito importante:

  • as plantas soalheiras devem ficar na zona mais exposta a sul
  • as plantas que não gostam tanto de exposição solar deverão ficar na zona mais exposta a norte.

Também há quem faça um pequeno lago no final da ponta inferior da espiral o que se torna excelente para criar um ambiente mais húmido e permite o surgimento de animais benéficos para as suas plantas.

 

Como construir uma espiral de ervas aromáticas

 

Construção da Espiral:

  1. Escolher uma zona solarenga do seu jardim que tenha cerca de 2metros de comprimento e largura;
  2. Comece por amontoar as pedras fazendo os muros da espiral;
  3. Preencha o interior desses muros com gravilha, pedras, etc;
  4. Perfaça o restante do interior com terra compostada.

 

Como construir uma espiral de ervas aromáticas

 

Atenção:

Recomendamos que a espiral tenha 1,5metros de altura e 2metros de diâmetro.

No final, a superfície visível onde as plantas serão colocadas não deverá ter mais que um palmo de solo – terra compostada.

No hemisfério norte, a espiral deverá ser construída na direcção dos ponteiros do relógio; no hemisfério sul deverá ser construída no sentido contrário.

Este é um modelo base que deve ter em consideração mas deverá ter a sensibilidade de adaptação em cada caso concreto.

Dicas:

Antes de começar a construção da espiral ponha um tubo ligado à água que entre por baixo da espiral e termine no seu topo com um aspersor. Rega eficiente e automática.

Entre as plantas poderá acrescentar alguns vegetais;

  • Cenoura – Cebolinho, Salva, Alecrim
  • Rabanetes – Hortelã Pimenta, Coentros
  • Alface – Coentros
  • Alho – Alecrim

 

Como construir uma espiral de ervas aromáticas

4 Comments
  1. Gostei imenso da vossa dica.
    A salva propaga-se muito.
    Vamos pôr alface nesse espaço? Será que não se desenvolve neste conjunto?

  2. Angelina, é uma questão de experimentar. Mas dado que a salva se propaga bastante talvez não dê grande resultado. Experimente, antes, plantar a alface ao pé dos coentros.

  3. Um dia, quando tiver a minha casa de campo, vou fazer uma. Sendo uma pessoa que gosta de entender o porquê das coisas, pergunto porque é que no hemisfério norte, a espiral deverá ser construída na direcção dos ponteiros do relógio e no hemisfério sul no sentido contrário?

    • Ricardo, essa questão prende-se com a linha do Equador e a posição do Sol relativamente a ambos os hemisférios. Da mesma forma que em termos agrícolas no hemisfério norte é importante a referência do Sul e no hemisfério sul é importante o Norte – a espiral está desenhada especificamente a pensar em todas as plantas que a compõem, daí que seja crítico este seu posicionamento perante o Sol para garantir o sucesso da estrutura. Mais que a beleza estética, a espiral devidamente construída e posicionada é um elemento funcional para abrigar as várias plantas que se pretendem ter no mesmo lugar – apesar de terem necessidades diferentes. Obrigado!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *