A ginja cujo nome científico é Prunus cerasus, é muito semelhante à cereja. Desta faz-se um licor obtido da maceração das ginjas, sendo muito popular na região de Óbidos, Alcobaça e Algarve.
É costume ser servida com fruta curtida, no fundo do copo, sendo popularmente dito: “com elas”. Quando é servida pura diz-se: “sem elas”.
Ginja de Alcobaça
Em Alcobaça produz-se licor de ginja M.S.R. desde 1930 através de um processo artesanal. São usadas ginjas frescas, colhidas na região que antigamente estava ligada à Ordem de Cister. A receita do actual licor é inspirada em receitas antigas dos monges de Cister, sendo usados somente produtos naturais sem quaisquer conservantes artificiais.

Com um sabor bastante intenso, este licor possui a cor rubi e pode ser consumido a qualquer momento bem como ser servido ao fim das refeições como digestivo.
Ginja de òbidos
A ginjinha de òbidos tem um forte sabor e a cor vermelho escuro. Este licor apresenta duas variedades: o licor simples e o licor com frutos no seu interior, que, por vezes é aromatizado com baunilha ou com um pau de canela.
Diz-se que a origem deste licor remonta o séc.XVII através de uma receita conventual – certo frade tirou partido das grandes quantidades de fruto esxistente na região, acabando por executar o licor que é hoje conhecido sem recorrer a corantes ou a conservantes artificiais.

A receita foi gradualmente difundida, passando o licor a ser confeccionado a nível familiar pelos habitantes de Óbidos, que orgulhosamente o usavam para presentear ilustres hóspedes.
A Ginjinha de Óbidos é mais ou menos alcoólica, doce ou ácida, é um dos ex-líbris desta vila.
Receita de ginjinha
Ingredientes
- 1kg de ginjas
- 1L de aguardente
- 750g de açúcar
Lave as ginjas retirando-lhes os pés, e depois de escorridas, deite-as num frasco ou garrafa de boca larga.
À parte misture a aguardente e o açúcar e verta o preparado sobre as ginjas.
Tape bem e conserve num local escuro durante 3 a 6 meses.
Na primeira semana vá gitando de vez em quando a garrafa em que está a preparar o licor.
