Blog

Lâmpadas feitas com garrafas PET

in Soluções para casa

Lâmpadas feitas com garrafas PET

 

Em 2008 houve uma grande falha de energia durante o apagão que atingiu diversos estados do Brasil.

Um mecânico de nome Alfredo Moser inventou uma solução barata e sustentável, usou uma garrafa pet e transformou-a em lâmpada, para ter energia em sua casa.

 

Iluminação com garrafas PET

 

Este engenho básico e simples de ser feito está a ajudar milhares de pessoas, nomeadamente moradores de regiões mais carentes, a economizar energia mas continuando a ter luz dentro de casa o dia inteiro. Uma empresa brasileira de energia (ampla.com), do estado do Rio de Janeiro baseada nesta invenção, instalou garrafas nos telhados das casas dos seus clientes de renda baixa para que estes economizassem energia. Segundo dados desta empresa, a economiza-se 30% de energia no final do mês.

 

Lâmpadas feitas com garrafas PET

 

Esta ideia revolucionária por ser barata, eficiente e não necessitar de manutenção já foi usada em diversas comunidades bastante pobres por todo o mundo. O filipino Illac Diaz, um activista que iniciou diversos projectos sociais e ecológicos, criou o Isang Litron Gliwanag (Um Litro de luz – isanglitrongliwanag.org), que recruta jovens de todo o mundo para construir e instalar o dispositivo de luz com garrafas PET em cidades carentes do seu país. Neste site há, inclusivamente, inúmeros vídeos das cidades atendidas por esta solução sustentável.

 

Iluminação com garrafas PET

 

O que necessita para fazer as lâmpadas:

  • garrafas pet transparentes 2L
  • água
  • cloro ou água sanitária
  • embalagens de rolos fotográficos

Encha cada garrafa com água e com um pouco de cloro (ou água sanitária).  Assim irá evitar que a água fique turva. Tape bem as garrafas com as suas próprias tampas para evitar que a água evapore. Por fim, envolva cada tampinha com uma embalagem de rolo fotográfico para evitar que entre água e que a tampa derreta pois esta zona da garrafa irá ficar exposta ao sol.

A seguir faça furos no seu telhado, para encaixar cada garrafa. Estas devem ficar bem fixas ao telhado e para isso poderá usar massa de vidraceiro que também ajudará para que não haja infiltrações de água da chuva.

 

 

Iluminação com garrafas PET

 

A intensidade produzida por estas lâmpadas artesanais é equivalente à de uma lâmpada incandescente de 40 a 50 watts de potência.

Estas lâmpadas não gastam energia eléctrica e duram anos sem qualquer manutenção.

 

Vídeo de preparação e montagem das garrafas

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *