Blog

Aprenda a fazer um compostor e faça o seu próprio fertilizante

in Jardim/Horta

Minhocário Caseiro ou Vermicompostor

Um compostor / minhocário consiste num sistema de reciclagem de lixo orgânico usando minhocas que transformam os resíduos em adubo. A este processo chamamos vermicompostagem.

As minhocas ao digerirem os restos de vegetais, frutas, cartão, café, etc, transformam-nos em húmus que contém diversos nutrientes, libertando especialmente nitrogénio e desta forma colaborando na melhoria dos solos.

Esta técnica, em pouco tempo, permite a transformação de desperdícios orgânicos num composto de altíssima qualidade sem grandes exigências e cuidados. Ao mesmo tempo, as próprias minhocas trabalham no solo, favorecendo a circulação de ar no sub-solo e melhorando a qualidade do mesmo pela mesma lógica do minhocário: introduzindo húmus e auxiliando a decomposição da matéria orgânica. É um excelente trabalhador em qualquer jardim apesar do seu trabalho ser invisível.

Em terrenos muito pobres, fruto de práticas agrícolas menos correctas, a introdução de minhocas é cada vez mais utilizada por agricultores biológicos como correctivo do solo. Existem casos documentados de recuperação de solos em 2 ou 3 anos apenas com recurso a introdução (massiva) de minhocas.

A compostagem é um processo de extrema importância para mantermos o solo saudável e rico em nutrientes. Ajudar-nos-à a ter colheitas de maior qualidade e quantidade. Pode optar por empilhar restos de cozinha e da sua horta num canto do seu jardim, mas acaba por ser um processo muito mais demorado não havendo total uso das vantagens do processo de decomposição. Daí a vermicompostagem ser muito mais eficaz.

Cada minhoca consome, diariamente, o equivalente ao seu peso em matéria orgânica. Ou seja, em condições excelentes 1Kg de minhocas consome, diariamente, 1Kg de matéria orgânica.

No fundo a grande vantagem da vermicompostagem em relação à compostagem tradicional é o facto da primeira poder ser feita em grande escala, apesar de ser ainda mais fácil quando é usada em pequena escala. Desta forma qualquer agregado familiar, grande o pequeno poderá aproveitar até dois terços do seu lixo doméstico de uma forma económica, higiénica e acima de tudo consciente.

Tratamento de Lixo Doméstico

Aprenda a fazer um compostor

Material:

  • 3 caixas de cor escura com o mesmo tamanho;Minhocário Caseiro
  • 1 tampa;
  • 1 torneira;
  • minhocas;
  • 20Kg de substrato;
  • pedaços de jornal, cartão ou serradura;
  • restos de comida.

As minhocas a serem utilizadas deverão as espécies E. andrei e E. fetida, ambas conhecidas pelo nome comum de “vermelha-da-califórnia”.

Os restos de comida e o papel devem ser postos na caixa de cima juntamente com as minhocas. Quando esta caixa estiver cheia deverá ser posta na posição 2. Depois, ao encher a caixa na posição 1 já deverá a caixa na posição 2 estar compostada e pronta a utilizar, Terá de aprender com estes novos trabalhadores o seu ritmo de trabalho e criar uma dinâmica em que na posição 2 esteja sempre uma caixa cheia de húmus fresco!

Deverá manter o minhocário húmido, sendo a recolha do excesso de água um excelente fertilizante para o seu jardim.

Minhocário Caseiro ou Vermicompostor

Também é possível adaptar uma banheira, um caixote de lixo ou mesmo montar uma estrutura com paletes para o mesmo efeito, sendo que convém contemplar a recolha do excesso de água.

Assim, ganha uma excelente fonte de húmus para as suas sementeiras ou para colocar no seu jardim, pode também criar minhocas e espalhá-las no seu terreno, assim como o chorume, e ainda favorece a compostagem caseira – o que contribui para uma maior sustentabilidade e reduz a sua produção de “lixo”.

Leia também:

Compostagem – fertilizante natural para o seu jardim

Adubo orgânico feito de borras de café

Adubo orgânico feito de cascas de banana

Adubos e pesticidas orgânicos

7 Pesticidas orgânicos, caseiros e baratos

Chorume de urtigas

4 Comments
  1. Otima dica!
    So queria colocar uma questão visto que já faço este processo no meu quintal mas não uso restos de comida apenas restos de vegetais ex cascas batata cebola etc e tudo que seja de cultivo ou ate as ervas que tiro do terreno recomenda colocar resto de comida cozinhada também?

    • Boa tarde! Pode usar tudo menos restos de comida cozinhada – arroz, feijão, carne, etc vai atrair ratos e outros animais indesejados. Tudo o que for cru e orgânico (papel também incluido) pode usar! Obrigado por nos acompanhar! 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *