História e lenda da capela do Senhor da Pedra

A capela do Senhor da Pedra situa-se na praia de Miramar, na freguesia de Gulpilhares no concelho de Vila Nova de Gaia. Esta capela foi construída em 1686 sobre um rochedo, tem um formato hexagonal e possui um Altar-mor. É considerada um local de culto e peregrinação.

Anualmente, nesta praia, é realizada uma romaria ao Senhor da Pedra. Esta festa remonta de uma tradição muito antiga e é realizada no domingo da Santíssima Trindade e prolonga-se até à terça-feira seguinte.

 

Senhor da Pedra

 

 

Na entrada da capela, de cada lado, existem dois painéis de azulejos com as seguintes inscrições:

  • Painel do lado esquerdo – ” O local onde se levanta esta capela do senhor da pedra é certamente o mais antigo lugar de culto da freguesia antes de nele se celebrar a Cristo seria altar pagão” ;
  • Painel do lado direito – “A origem do grupo populacional de Gulpilhares remonta a maior antiguidade como bem se demonstra com o notável espólio arqueológico que nesta região tem sido achado”.

De acordo com um dos painéis pensa-se que a capela inicialmente recebia cultos pagãos dos povos pré-critãos, de carácter naturalista cujas divindades eram veneradas em plena natureza, tendo sido posteriormente convertida ao Cristianismo.

 

Lenda da capela do Senhor da Pedra

 

 

Diz a tradição que a capela do Senhor da Pedra ora pertence ao mar como à terra. Vista do mar é, sem dúvida, um ponto de referência para os pescadores.

Anualmente é visitada por centenas de pessoas que são atraídas pela sua “magia” sendo conhecida também por “casa dos milagres”. Os antigos acreditam que a imagem de Cristo terá ido ali parar vinda do mar. “Que num belo dia pousou sobre aquela pedra onde, mais tarde, veio a ser erguida a capela”. Daí o seu nome “Senhor da Pedra”.

Dizem que esta é a única igreja virada de costas para o mar.
Existem relatos estranhos sobre visitas à capela e é sabido por todos os habitantes que as suas traseiras são palco de bruxarias e feitiçarias.

 

Lenda da capela do Senhor da Pedra

 

Lenda do Senhor da Pedra:

Reza a lenda que quando os habitantes de Gulpilhares se preparavam para construir uma ermida ao Senhor da Pedra, no terreiro conhecido por arraial, era frequente aparecerem sobre os rochedos junto ao mar um certa luz.

Todas as noites essa mesma luz misteriosa reaparecia fazendo os habitantes acreditar que seria um sinal do Céu.Por este motivo, desistiram da construção da ermida no arraial e resolveram construir  a capela no sítio onde a luz costumava aparecer, ou seja, em cima de um rochedo à beira-mar.

Nesse rochedo, atrás da capela, existe incrustada uma marca semelhante a uma pegada de boi. Os habitantes desta terra acreditam ser de um boi bento (boi que afagava o menino Jesus na manjedoura) que por ali passara.Capela Senhor da Pedra

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.

  • Bernardo

    Muito interessante. Desconhecia totalmente, a existência, desta igreja

    • LUANA

      ADOREI SABER A LENDA POIS NÃO SABIA

    • Marcos

      Eu fui lá ontem eh realmente magica

  • Escola da Boavista- Arcozelo- 4.º ano

    Os alunos do 4.º ano do ano letivo 2015/2016 adoraram esta fantástica história!!!

    • A Senhora do Monte

      Obrigada por nos acompanhar 🙂

  • Zélia Aparecida Paraizo da Hora

    Adorei conhecer a história e a capela! Quero um dia poder ir orar aos pés do Senhor da Pedra!

  • alexandre

    adorei conhecer historia,alguem me sabe dizer se ali tambem fazem batizados

  • MARIA

    Já lá vou á 5 anos e só ontem soube a lenda gosto muito daquele lugar álem de muito lindo é lugar de paz adoro

    • A Senhora do Monte

      🙂

  • tom

    Really, such a advantageous web-site
    tom http://www.efipt.wiki/index.php?title=Usuario:JohnnyMcRae

  • Lita

    Gostei le ler a lenda muito interessante mas não é a única capela de costas virada para o mar a capela da nossa senhora da guia em Apúlia também está virada de costas para o mar mas realmente tenho que ir a capela do senhor da pedra

  • Ana Serras

    O painel diz que “O local ONDE se levanta esta capela…seria altar pagão. Não a capela em si…

  • Elmo Ramos

    Lendas a serem conhecidas…