Blog

Calendário de Semeadura e Plantio – Junho

in Jardim/Horta
Calendário de Semeadura e Plantio - Junho

 

A Senhora do Monte apresenta o seu Calendário. Um calendário nacional muito genérico, que deve adaptar às particularidades do seu terreno, da sua região e localização do país. Para norte privilegiar as culturas de frio, para sul terá um período maior ao longo da primavera/verão para produzir praticamente tudo o que desejar.

Leia também: Calendário agrícola anual

 

O nome de Junho deriva do latim Junius, em que se consagrava Juno, rainha dos deuses e mulher de Júpiter (na mitologia romana), deusa do casamento e do parto, protectora das mulheres, especialmente das esposas legítimas.

 

Sabia que Junho era o quarto mês do primeiro calendário romano? O segundo rei de Roma Numa Pompílio reduziu o número de dias deste mês para 29. Actualmente, e desde as reformas do calendário juliano e do calendário gregoriano, Junho é o sexto mês do ano tendo 30 dias.

 

 

Calendário agrícola de Junho

O que semear e plantar em Junho

O mês de Junho assinala o meio do ano – o final da Primavera e o início do Verão. A maioria das sementeiras já poderão ser feitas ao ar livre. Nesta altura deverá vigiar diariamente as suas hortícolas pois estas começarão a sofrer ataques de certas pragas como: caracóis, lesmas, insectos, aves, etc.

Alguns locais que recomendamos para compra online de sementes: Germisem, Plantar Portugal, Agrobio, Biobrotar, Cantinho das Aromáticas e Growit.

Prepare-se já para o próximo mês: Calendário agrícola de Julho

Leia também – Plantas úteis para acabar com animais prejudiciais na sua horta

O que devo plantar em Junho

Hortícolas para Semear ao ar livre:

Quando devo semear ervilhas

Hortícolas para Plantar ao ar livre:

Para garantirmos o sucesso das nossas plantações não basta um bom solo, nutrientes, luz e água. Também é necessário que as plantas se dêem bem umas com as outras! Leia também: consociação de plantas.

Quando devo plantar aipo

Frutos para Plantar:

Quando devo plantar fisalis

Jardim, Semear:

  • Begónias
  • Calêndulas
  • Gipsófilas
  • Goivos
  • Miosótis
  • Prímulas

Quando devo semear calêndulas

Mãos à obra!

Se gostaram deste artigo, leiam também:

Calendário de Semeadura e Plantio - Junho

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *