Blog

Pão Lusitano

in Saberes, Sabores

 

Pão lusitano

Antropólogos e historiadores ainda hoje consideram os lusitanos como um povo sem história por estes não terem quase deixado registos nativos antes da conquista romana.

 

Sabe-se que estes constituíram um conjunto de povos ibéricos pré-romanos de origem indo-europeia e que habitavam a zona oeste da Península Ibérica desde a Idade do Ferro. Resistiram bastante tempo às tentativas de invasões romanas, mas em 29 a.C. acabou por ser criada a província romana da Lusitânia que correspondia a grande parte do actual Portugal.

 

A importante posição dos guerreiros na sociedade, o seu armamento de defesa as suas lutas de estratégia ofensiva, os rituais de untarem o corpo com óleo e os banhos a vapor são algumas das características que caracterizavam este povo.

Caçavam, pescavam, criavam gado bovino e equino e produziam vinho, cevada, trigo, linho, mel, lã e minério.

Quanto à alimentação, o alimento mais consumido era o pão de bolota (pão lusitano). Já as bebidas eram cerveja de cevada e leite de cabra. O vinho era deixado para ocasiões de festejo.

 

As bolotas são os frutos produzidos pelos sobreiros, carvalhos e azinheiras, sendo a sua farinha extremamente saudável. As bolotas devem ser apanhadas no Outono (quando caem das árvores) e seleccionadas de seguida. A selecção é feita da seguinte maneira: colocar as bolotas em água, as estragadas ficarão a boiar.

 

Farinha de Bolota:

Corte ao meio as bolotas que seleccionou e coza-as em água com sal até que a casca se solte. De seguida descasque-as e utilize uma picadora para as moer.

 

Receita de Pão Lusitano ou Pão de Bolota

Ingredientes:

  • 500g farinha de centeio (sem fermento)
  • 250g farinha de bolota
  • 30g fermento de pão
  • 3 colheres de mel
  • 375ml água morna
  • 50ml azeite
  • sal q.b.

Amasse muito bem todos os ingrediente, deixe levedar tapando com um pano durante 6 a 8h.

Volte a amassar usando uma pitada de farinha de centeio para ajudar a soltar a massa e coloque no forno.

Save

One Comment
  1. encontrei este site interessante alem de conhecer alguns temas há outros que era o que procurava! Continuem com as buscas do nosso antigo portugal! Obrigado!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *