Como combater a extinção das abelhas

Como certamente já ouviu falar, nos últimos anos tem-se registado uma perda significativa dos enxames de Abelhas naquilo a que se chama o síndrome de colapso da colónia. Apesar de não se saber a razão exacta muitas hipóteses são apontadas: utilização extensiva de pesticidas, perda de habitats naturais, redes electromagnéticas, um vírus ou doença ainda não detectada, as próprias práticas apícolas convencionais, etc.

Em todo o caso, a perda da biodiversidade e dos habitats naturais é uma realidade que afecta todas as espécies vivas no planeta, sendo as Abelhas um caso especial pela sua importância no equilíbrio dos ecossistemas – devido ao seu grande papel de polinizador natural.

 

Colmeia Topbar

 

Mais que adoptar um enxame pode participar num planeta com mais biodiversidade, ajudando os restantes seres vivos – neste caso as Abelhas – a sobreviver e a prosperar. Basta equacionar no seu jardim ou na sua horta plantas que são especialmente atractivas para Abelhas pela qualidade do seu pólen, a sua sazonabilidade, etc. Estas são algumas plantas que recomendamos, sendo que as pode conciliar com utilização em medicina herbal, tempêros, arranjos florais, ou mesmo em consociação na sua horta:

Plantas que atraem abelhas:

Lavanda / Alfazema

Alfazema

Salva

Salva

Tomilho

Tomilho

Coentros

Coentros

Cebolinho

Cebolinho

Erva-doce / Funcho

Funcho

Borragem

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Açafrão

Açafrão

Malvas

Malvas

Ranúnculos

Ranúnculos

Amores perfeitos

Amores perfeitos

Margaridas

Margaridas

Malmequeres

Malmequeres

Gerânio

Gerânio

Calêndulas

Calêndulas

Papoilas

Papoilas

Zínias

Zínias

Girassóis

Girassóis

Heliotropio

Heliotrópio

Equináceas

EquináceasCrisantemos

CrisântemosCosmos

CosmosJacintos

JacintosLiláses

Liláses

Luzerna / Alfafa

Luzerna

Centáureas

CentáureasBeijo turco

Beijo turcoAveleiras

AveleiraSabugueiros

SabugueiroAmieiros

AmieiroUlmeiros

UlmeiroMadressilvas

Madressilva

As Abelhas também gostam de água fresca e limpa. Pode juntar ao seu jardim um recipiente com água e aguns seixos e galhos para as abelhas pousarem. Se tiver o cuidado de trocar a água as Abelhas voltarão todos os dias!

Também pode e deve ter um papel activo na “luta” contra a aplicação indiscriminada de herbicidas e outros produtos fitofármacos. Em Portugal utiliza-se milhares de litros de herbicidas baseados em Glifosato, que além de potencialmente perigosos para a saúde humana representam um verdadeiro ataque à Primavera, “queimando” as flores naturais onde as abelhas vão buscar o seu néctar e pólen. Enquanto consumidor também deve optar por produtos oriundos de produções agrícolas biológicas, naturais ou, pelo menos, de produção/protecção integrada!

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.