Remédios naturais para aves de capoeira

A coriza infecciosa é uma doença altamente contagiosa que ataca aves de capoeira.

Vulgarmente conhecida como gôgo, trata-se de uma doença bacteriana respiratória que afecta o trato respiratório superior das aves. Esta doença é causada pela bactéria Haemophilus paragallinarum e ataca aves de capoeiras como galinhas, galos, faisões, perus, etc.

 

Tratamentos naturais para aves de capoeira

 

Os sintomas frequentes são os espirros, corrimento nasal, conjuntivite, etc. Muitas vezes o sintoma mais visível é o barulho que a ave faz ao respirar. As secreções nasais acabam por obstruir as vias respiratórias fazendo com que o animal tente respirar pelo bico.

Transmite-se com bastante facilidade, por contacto directo com aves doentes, moscas, água ou ração contaminada.

Por vezes certas aves são portadores da doença mas não apresentam os sintomas. Normalmente as aves mais velhas contagiam as aves mais novas.

Esta doença vulgarmente ocorre em locais húmidos, expostos a ventos, assim como abrigos (capoeiras/currais) mal construídos.

 

Doenças nas galinhas

 

Mal se aperceba de um destes sintomas nas suas aves, separe-a imediatamente das outras.

Existem mézinhas que os antigos usavam e que podem substituir as vacinações e tratamentos químicos.

Para prevenir o aparecimento desta doença aplique umas gotas de aguardente e um pouco de açúcar no bebedouro das aves.

Quando a doença aparece também poderá pôr gotas de limão ou de propólis misturadas na água do bebedouro.

 

Mantenha o galiheiro limpo para que as suas galinhas não adoeçam

 

Outra remédio caseiro é a cebola bem picada envolvida em azeite. Agarre na ave, abrindo-lhe o bico, e obrigue-a a engolir esta mistura.

Outros dizem que se deve obrigar a ave a ingerir a clara do ovo e depois a gema.

Também pode colocar um dente de alho amassado no bebedouro ou chá de cascas de romã com pedaços de gengibre. Troque todos os dias a água repetindo o procedimento, durante 15 dias.

Consoante a região do país os remédios caseiros, para aves de capoeira, vão variando.

 

Save

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.

  • lucicleide

    muitos bom parabens

  • Po de cafe limao sal acucar surfa agua ardente e alho mata o gogo em quatro dias todos sao otimo para o terrivel gogo em galinhas

    • a receita para gogo que vc postou não tem a quantidade só os ingredientes,açúcar,limão,aguardente e etc,queria a receita direitinha,há o aguardente é cachaça ou alemã?

    • anderson

      oi lan, bom dia, como eu faco essa mistura que vc indicou ? muito obrigado

  • Dulce Abreu

    quando morre um frango com gogo, o que fazer as outros? T^^em +/- 2 meses

    • Dulce, boa tarde! Normalmente deve-se isolar uma galinha doente assim que se diagnostica um problema, no seu caso parece-me que não o fez. Em todo o caso não é certo que as restantes galinhas contraiam o gogo – apesar de ser provável. Mantenha-se atenta aos sinais, utilize as dicas do artigo – e dos comentários de outros leitores – como prevenção e redobre o seu carinho pelos seus animais. Caso algum apresente sinais isole-o de imediato dos restantes. Nós costumamos dar às nossas galinhas a cebola picada em azeite como prevenção semanalmente – e elas estão habituadas e gostam. Confesso-lhe que temos uma galinha com sinais de gogo há já uns meses mas não tem piorado ou contagiado as restantes. Obrigado por nos acompanhar!

  • Antonio

    colocar a casca de angico na água também é ótimo.

    • anderson

      olá Antonio eu gostaria de saber por quantos dias eu coloco angico na agua, pois ja tem 8 dias e nada adiantou! se vc puder me uma dica eu fico agradecido!

  • Efigenio Silva pirapora M.G

    Eu tenho usado c/ exito o benzocreol no bebedouro, ou se nao fazer uma mistura com 1/2 a1/2 de leite c/ benzocreol e c/ uma ciringa dar direto no bico da ave é uma boa opçao sempre da certo.

  • Luciana Oliveira

    Bom Dia! Quantos dias tenho que dar a cebola com azeite tenho uma so e e de estimação do meu filho de 6 anos. Obg

    • Bom dia! Relativamente à cebola com azeite normalmente faz-se uma vez – a galinha ou come a mistura ou terá de “forçar” e vê os resultados. Nós usamos esta receita a cada semana/15 dias (as nossas galinhas comem pelo que não dão o trabalho manual), os bebedouros têm sempre um pouco de aguardente ou lixívia (10%). Veja também se as condições do seu galinheiro são ideais ou se precisa de proteger um pouco mais o abrigo da sua galinha (exposição a norte, ventos e frio). Obrigado!

  • Wilmar Augusto Correia

    Muito boas as informações, tenho umas galinhas caipiras, eles quase sempre ficam doentes. Preciso de informações para prévias para evitar essas doenças

  • joaquim

    oi tenho galinhas felizes e americanas estão com gogó e coriza. aqui o clima é quente o que devo dar a elas. valeu

    • A Senhora do Monte

      Olá Joaquim! Já experimentou os tratamentos que expusémos neste artigo?
      Obrigada por acompanhar A Senhora do Monte

  • Fernando belo

    tenho alguns frangos e galinhas estão com gogo ou espirro já dei de tudo queria saber de um remédio caseiro mais atuante que fica-se bom rápido.

  • eu coloco suco de limão e vinagre .
    estou com pena do meu galo, ele adora carinho, é da raça gigante .
    esta tão fraquinho

  • Welington Sperandio

    Gostei das dicas, vou fazer!

  • Parabéns pela reportagem e esclarecimento e dúvidas que muitos criadores tem com relação a essa doença.
    Um abraço Criadouro Varzante- Soledade-PB

  • Remédios caseiros para coriza > podemos usar o alho que é imunol estimulantes e antimicrobiana, para o tratamento para aves dome]esticas amasse 7 dentes de alho e coloque com dois litros de água e deixe descansar por 24 horas, quando for dar as galinhas retire a água no dia anterior no período de tarde e substitua por essa preparada durante 3 dias, os bebedouros devem ser limpos diariamente, repetir essa operação a cada 15 dias.
    Outro produto O limão é um remédio conhecido pelas duas propriedades medicinais como: antianêmica, antibiótica, antifimatória, anti-séptica, bactericida, expectorante, vermífugo natural e vitaminizane- modo de usar pela manhã esprema um limão médio e esprema o suco nos bebedouros das aves durante 3 dias consecutios e repita a cada 15 dias, evit que as aves fiquem com coriza..

  • nilsonmarcelino

    Água sanitária e ótimo.

  • eliane

    esta cebola e de cabeça ou verde

    • A Senhora do Monte

      Olá Eliane, desculpe mas não entendemos a sua pergunta..

  • Edson Colucci

    O que devo dar para aves com pigarro ou peito seco, para a pronta recuperação?

  • Fatima silva

    Boa noite
    Gostaria de me comunicar com pessoas de esperiencia em aves tenho um pequeno plantel mas estao morrendo depois de 40 dias com gogo falta de ar ja dei tanto remedio e nada demelhorar tem alguns lotrs q ja melhorou mas tem outros qta dificil alguem possa me ajudar

    • A Senhora do Monte

      Se o problema é persistente é porque não deve ter as melhores condições de higiene. Faça uma análise ao galinheiro e espaço exterior, exposição ao frio e ventos, etc; ao mesmo tempo talvez tenha de separar todos os animais doentes e procurar manter os saudáveis num espaço limpo para garantir que não são contagiados.

  • Ola Senhora do Monte, uns dos meus franguinhos ficou com os olhos fechados pensei que ele estava cego,mas ai forcei para abri o olhos dele e percebi que nao estava cego mas ele esta com os olhos fundos e lagrimando,e agora ja são mais dois franguinhos que esta com o mesmo sintoma estou tratando deles com os remedios Enro Flec 10 % e o Terramicina Pó solúvel com Antigerm 77, ja ja faz 3 dias que estou dando esse tratamento a eles mas ate agora nao vi nem uma melhora estou com medo que eles morra pois tenho muito amor nas minha aves , tenho 16 cabeça ao todo e nao que perde-los por favor me diz o que fazer para curar eles , gostaria de saber tambam e se ele corre risco de morrer , aguardo resposta des de ja agradeço.

  • dayane

    odorei suas dicas vou fazer,muito obrigado

  • thaynara

    Eu queria saber q tipo de produto eu uso para desinfectar o galinheiro, qual e o melhor?

    • A Senhora do Monte

      Olá Thaynara, desinfecte o seu galinheiro com água com lixívia em partes iguais.
      Obrigada por acompanhar A Senhora do Monte :)

  • Janete

    Água sanitária é bom pra gogo de galinha ?

  • Cleusa Macciel Tavares

    Gostei muito dos esclarecimentos sobre as doenças e principalmente sobre a cura com remédios caseiros vou fazer tenho em média 70 galinhas e 3 galos só os pintinhos tem o problema de gogo e boba muito obrigada Senhora Monte

  • Jonas Novais

    Boa tarde, fiz o teste com a babosa, esta dando certo, recomendo a todos, corte ela e coloque na agua sempre de manha ou final da tarde.
    Jonas Novais, distribuidor de bintinho oeste da Bahia, 749909-5468, whatsap 61 99445500

  • Jamil

    Bom dia,
    Estamos com problemas onde as galinhas caem a cabeça e depois morrem o que devo fazer?
    Existe algum remédio?
    Preciso URGENTE de uma resposta.
    Obrigado

    • A Senhora do Monte

      Caem a cabeça?? Por favor explique melhor!

    • André

      Procure se informar sobre a doença de NEWCASTLE, deve -se vacinar as aves para preveni-la, e de preferência consulte um médico veterinário.

  • laurentino_moc_MG

    sou criador de frango caipira pra corte,pra desinfeccao dos galpoes,bebedouros,puleiros,ovos,chocadeiras eu uso amonia quaternaria,excelente resolveu os problemas de doencas respiratorias toda semana tudo e pulverizado.eu recomendo a todos e a agua com alho. eu uso de 15/15 dias minha regiao e fria e venta muito,vamos compartilhar nossas experiencias, é bom pra todos,espero que tenha ajudado,obrigado

  • Minhas galinhas comeca fazer coco verde fica fraca ater morre. Oque fazer

    • A Senhora do Monte

      Não conseguimos dar uma resposta com tão pouca informação. Não estarão a comer alguma erva que lhes faça mal?

  • Zete

    Adorei essas informações!
    Uma das minhas galinhas poedeiras, apareceu com o olho inflamado, com uma massa amarelada, creio que seja pus, coloquei terracortril, ela melhorou, depois ela apareceu com os dois olhos fechados inchados e com aquela massa branca. O que seria isso? e o que devo fazer?

  • Reginilson

    Boa noite, gostaria de saber se posso abater e me alimentar de um frango com gogo?

    • A Senhora do Monte

      Olá Reginilson. Não aconselhamos a alimentar-se de animais doentes. Obrigada por nos acompanhar.

  • Pedro Santos

    Olá boa noite, tenho uma pequena criação de galinha, meus pintinhos estão com caroço acima do olho, caroço branco, o que devo fazer.

  • Bianca Costa

    Meu galo esta resfriado como devo alimenta-lo por favor estou desesperado, aguardo sua resposta.

    • A Senhora do Monte

      Deve usar uma mistura de cebola picada com azeite, obrigar o galo a comer se for caso disso – e ver resultados em 1 semana. Se for gogo (parece uma constipação com garganta inflamada) deverá ficar tratado. Reforçar a higiene no galinheiro também ajuda! Obrigado por nos acompanhar! :)

  • Augusto

    Nao sei o que fazer meus frangos estao com sigamose ja temtei tanta coisa. me digao uma reseita para essa doensa

    • A Senhora do Monte

      Siga as indicações no artigo e experimente a cebola picada em azeite! Obrigado por nos acompanhar!

  • Tenho frangos e galinhas, eles tiveram gogó ai tratei dos gogó, mais eles alguns dos frangos/galinhas ficaram com uma roncaria(ronco) e não sei o que fazer, ja vis um bocado de coisa mais essa roncaria nao sair deles.

    • A Senhora do Monte

      Mantenha o galinheiro limpo, coloque alguma lixívia na água (suficiente para desinfectar a mesma mas ser potável) e experimente a cebola com azeite! Obrigado por nos acompanhar! :)

  • Maristela damasceno

    Estou criando algumas pintinhas e pintinhos de galinhas caipirao as minhas pintinhas pararo de comer e so fica de bicos abertos e com um romco como se estivesse com uma baba que dificulte a respiração o que eu faco. Hoje percebir que um frango tambem esta com os olhos bem inchados fui abrir os olhos dele e vir que tem uma massa amarela dentro do olho. O que tenho que fazer pra os dois caso por favor me ajuda gostaria de saber se devo separar os animais doentes dos sadios

    • A Senhora do Monte

      Olá Maristela. É muito importante que mantenha o galinheiro bem limpo. Separe os animais doentes dos sadios – coloque um pouco de lixívia na água (suficiente para desinfectar a mesma mas ser potável). Esta água deve ser dada tanto aos animais doentes como aos saudáveis. Por fim tente tratar os animais doentes com cebola e azeite.

      Já conhece as nossas novas páginas de Pinterest e Instagram?
      https://pt.pinterest.com/asenhoradomonte/
      https://www.instagram.com/a_senhora_do_monte/

      Continue a acompanhar-nos :)

    • A Senhora do Monte

      Maristela, boa tarde! Separar os animais é a primeira coisa a fazer, assim como limpar o galinheiro e, se possível, desinfectar o mesmo com lixívia. O ronco que refere deve ser o “gogo”, pelo que basta seguir as instruções no artigo, já os olhos inchados pode indicar outro problema. Tente as mezinhas do artigo e veja se sente melhoras nos animais, também deve equacionar melhorar as condições do galinheiro se o problema persiste (correntes de ar, humidade, etc não é bom para os animais). Obrigado por nos acompanhar! :)

  • Maxwell bds

    Meu galo está cego de um olho..criou uma massa amarela em 1 olho e tá roco o que eu faço?

    • A Senhora do Monte

      Siga as mézinhas neste artigo e isole o animal dos restantes para não infectar as restantes aves! :)

  • cristiane

    Bom dia eu estou criando uma pequena quantidade de galinha alguma estão fazendo fezes esbranquiçada cabeça baixa nao fica em pé mais esta com baba no bico de cabeça baixa o que pode ser e como evitar? Ser poder me ajudar já agradeço.

    • A Senhora do Monte

      Bom dia! Não percebendo pelos sintomas qual será o problema deve verificar as fontes de alimento e água, separar os animais saudáveis dos doentes de imediato e procurar junto de um veterinário qual será o problema das galinhas doentes. Obrigado por nos acompanhar!

  • fernando antonio santos fernandes

    É um prazer muito grande participar e aprender nesse blog agency.]
    Um abraço a todos
    Fernando Antonio Santos Fernandes

  • ola , como faço para q meus perus nao morram , pois crio e eles sempre morrem, quando nao morrem novinhos morrem ja grandinho, ficam tristes e acabam morrendo, e as vezes criam uns carroço na cabeça ! oq faço?

    • A Senhora do Monte

      Perús precisam de um bom espaço ao ar livre, boa água, alimento e um excelente “galinheiro” bem isolado teoricamente (lidam mal com temperaturas baixas). Normalmente em Portugal são criados durante a primavera/verão – para o tradicional consumo no Natal, entre outros. Avalie bem as condições que tem pois talvez a melhor opção seja criar outro tipo de aves. Obrigado por nos acompanhar! :)

  • matheus

    Bom dia!
    quando a galinha esta com o olho inflamado e deprimida o que eu posso fazer, sendo que tenho 1 casal de galinha esta desse jeito ? por favor entra em conta pelo meu email matheus99cortez@gmail.com