Blog

Valas de infiltração em curva de nível ou Swales

in Jardim/Horta

Valas de infiltração em curva de nível ou Swales

Valas de infiltração em curva de nível, ou Swales, são valas desenhadas para acompanhar o desenho topográfico de um terreno, de modo a aumentar a retenção e infiltração de água no solo.

Nas disciplinas da Permacultura e da Gestão Holística trata-se de um conceito crítico pois com uma intervenção relativamente simples consegue-se um resultado imediato e duradouro no tempo, no sentido do aumento da fertilidade natural e eficiência da utilização do elemento mais preponderante para o Homem: a água.

 

Valas de infiltração em curva de nível ou Swales

 

 

 

 Este conceito pode ser usado em todo o tipo de actividade humana com a Natureza, seja em Gestão florestal, em Horticultura ou Fruticultura, pois trata-se de um melhoramento natural em equilíbrio com a geografia natural.

Um grande exemplo deste princípio na prática são as encostas “terraçada” para agricultura que encontramos um pouco por todo o mundo, normalmente em pedra. Apesar de não ser tão rigoroso quanto a prática actual de valas de infiltração, os Antigos tinham de considerar este factor para o próprio suporte das estruturas de pedra que construiam para encontrar um equilíbrio que permitisse a longevidade da mesma.

valas de infiltração

valas de infiltração

 

 

 

Em Permacultura, o Swale é utilizado sempre que possível, integrado em zonas de horta, pomar e encostas florestais, sendo que além da função de retenção de água pode ser parte integrante de um sistema integrado de swales que captam e direccionam água de modo a alimentar reservas de água como lagos, diques, etc.

Desta forma podemos aumentar naturalmente a fertilidade do solo e as reservas de água disponíveis, aproveitando o perfil natural do terreno para captar, reter, infiltrar e direccionar toda a água necessária, obtendo um sistema mais sustentável em termos de utilização deste precioso elemento.

Valas de infiltração em curva de nível ou Swales

Valas de infiltração em curva de nível ou Swales

 

 

Em Gestão Holística, a prática do Keyline segue o mesmo princípio. Encontra-se o Keypoint – ponto crítico no perfil da paisagem para a captação de água, e através de tractores equipados com ripper passa-se o terreno acompanhando a curva de nível, o que maximizará a captação e retenção de água. Esta técnica é mais adequada para o  caso de pastos ou produções anuais de colheitas em grande quantidade.

Keyline

Keyline

 

 

Trata-se de uma técnica simples mas de grande impacto no seu terreno – com grande maximização do investimento como da eficiência em termos de utilização de água.

Leia também:

Mulching ou Cobertura de solo

Camas elevadas

Compostagem – fertilizante natural para o seu jardim

Save

Save

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *