Receitas Caseiras de Produtos de Limpeza

Diversos estudos comprovam que a maioria dos produtos de limpeza que usamos diariamente são um risco para a nossa saúde. Estes, mais tarde ou mais cedo, acabam por criar problemas graves cutâneos, respiratórios, etc.

Opte por soluções naturais. Seja amigo da sua saúde e do meio ambiente:

Limpeza de Superfícies

Coloque cascas de laranja num frasco com vinagre branco. O vinagre deverá ficar acima das cascas. Ao final de uma semana, coe e o use o liquido para limpar as suas bancadas.

Produtos de limpeza caseiros

Limpeza de Chão

Misture uma colher de sopa de sabão azul e branco em 2L de água a ferver. Vá mexendo até que o sabão se dissolva. Retire do lume. A seguir misture uma chávena de vinagre branco e outra de bicarbonato de sódio. Mexa bem até todos os ingredientes estarem dissolvidos. Esfregue o chão (ou azulejos) com esta solução para deixá-lo desinfectado e brilhante.

Limpa Vidros

Faça uma mistura de 2 chávenas de água para 1/2 chávena de vinagre branco. Use esta mistura num frasco vaporizador para que a sua aplicação seja mais fácil.

Limpeza de Banheiras e Azulejos

Misture 1/2 chávena de água com 2 colheres de sopa de vinagre branco. Acrescente 3 colheres de sopa de sabão. Aqueça a mistura para que o sabão se dissolva. Pode aplicar esta mistura ainda quente ou esperar que arrefeça.

DIY Produtos de limpeza

Limpeza de Canos

Evite despejar produtos químicos no seu sistema de canalização. Como alternativa despeje 1/2 chávena de bicarbonato de sódio e de seguida 1/2 chávena de vinagre branco. Deixe repousar durante meia hora. A seguir despeje 1L de água a ferver.

Limpeza de Tapetes

Misture 1/2 chávena de vinagre branco a !7″ chávena de água num frasco pulverizador. Pulverize nas zonas dos tapetes que tenham manchas e de seguida esfregue bem com uma escova dura. Use um pouco de água morna e sabão para que o cheiro do vinagre não fique entranhado.

Save

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.