Blog

Afugente as toupeiras da sua horta com soluções naturais!

in Jardim/Horta

Afugente as toupeiras da sua horta com soluções naturais!

Já se deparou com alguns amontoados de terra no seu jardim? Pois bem, está a sofrer um ataque de toupeiras.

Estes animais constroem complexos sistemas de túneis que danificam as plantas e expõem pedras à superfície que podem inutilizar a maquinaria de jardinagem e agricultura.

Por norma, este tipo de animais têm como habitat natural os bosques e as matas, mas rapidamente se adaptam aos jardins e aos terrenos cultivados.

Toupeiras no jardim

As toupeiras são uma praga difícil de controlar. Estes animais têm ninhadas de 7 crias. E cada cria, quando se tornar adulta, consegue escavar até 4 metros por hora. Já está a imaginar a seriedade dos danos que estas irão causar?

A Senhora do Monte tem algumas soluções eficazes e totalmente naturais. Nenhuma destas soluções irá matar as toupeira, simplesmente irá afugentá-las do seu quintal.

Controle de toupeiras

Repelente de toupeiras

Óleo de rícino

Ingredientes:

  • 6 colheres de sopa de água
  • 1/2 chávena de óleo de ricíno
  • 2 colheres de sopa de detergente líquido natural

Num liquidificador misture o óleo de rícino ao detergente. Depois de bem misturado acrescente a água e volte a bater.

Guarde a mistura num frasco de vidro fechado.

Sempre que precisar junte 2 colheres de sopa desta solução a 1 litro de água. Despeje a água em todas as áreas afectadas e não somente nos buracos que estes visitantes fazem.

Plantas

Existem certas plantas que as toupeiras não suportam. Plante as seguintes plantas em pontos estratégicos para manter as toupeiras à distância:

  • malmequeres
  • narcisos
  • plantas da família Allium: alhos, cebolas, alhos franceses
  • folhas de sabugueiro, quando colocadas nas tocas de toupeiras, actuam como repelentes – isto porque o seu gosto e odor é desagradável para certos animais

Ruído

Coloque um catavento na horta ou algo que faça barulho para afugentar as toupeiras.

Inundar os túneis

As toupeiras odeiam a humidade portanto inundar os túneis é uma excelente ideia. As toupeiras irão acabar por ir cavar túneis para outro local.

Como afugentar toupeiras

Save

6 Comments
  1. Olá
    Aonde se pode comprar o óleo de rícino.

    Obrigado,

  2. Arnaldo Manuel Afonso sanches 25 Agosto, 2016 at 23:09 Responder

    Boa noite

    Comprei o oleo de ricino para fazer o repelente para as toupeiras mas fiquei muito preocupado porque as recomendações do rotulo são assustadoras
    – Não pode entrar em contato com olhos, pele ou roupa
    – usar luvas e proteção ocular
    -em caso de ingestão contatar centro de informação de antivenenos
    Se é assim tão perigoso, pode ser aplicado em produtos horticulas que depois vão ser consumidos.

    Os meus melhores cumprimentos

    Arnaldo Sanches

    • A Senhora do Monte 26 Agosto, 2016 at 22:23 Responder

      Boa noite Arnaldo! De facto achamos estranho, até há aplicações de óleo de rícino como creme hidratante ou para fortalecer os cabelos. Em todo o caso não consideramos dramático a informação do rótulo, em estado puro talvez seja importante ter algum cuidado no maneio mas também deve-se a parâmetros legais de rotulagem que por vezes são exagerados. Basta pesquisas no Google que encontrará muitas receitas caseiras com este produto, não se preocupe que não lhe fará mal ou às suas plantas. Pode também examinar o rótulo de um fitófarmaco convencional e certamente ficará chocado – e neste caso falamos de facto de um químico de síntese que pode gerar problemas de saúde e é aplicado extensivamente em muitas práticas agrícolas (erradas). No entanto note que mesmo soluções biológicas e naturais podem ser perigosas, como por exemplo o chorume de urtigas que em caso de ingestão pode ser bastante perigoso. Relativamente ao óleo de rícino repetimos que é um exagero legal pois não representa um risco iminente para a saúde, no entanto faça a mistura com algum cuidado e aplique conforme o artigo! https://pt.wikipedia.org/wiki/Óleo_de_r%C3%ADcino cumprimentos e boas colheitas! 🙂

  3. Boa noite, tenho um pequeno espaço que queria cultivar no entanto está “ocupado” por toupeiras, onde encontro o detergente liquido natural? Pode ser feito em casa misturando sabão em barra e água? É que a julgar pela quantidade de elevações no terreno vou precisar de bastante produto. Posso utilizar essa solução todos os dias? Após verificar que a toupeira mudou de habitação posso cultivar à vontade ou existe alguma restrição devido ao uso do produto?

    • Boa noite! Usando produtos naturais não vemos qualquer problema. Use a receita até as toupeiras irem embora e depois faça a sua horta à vontade! 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *