Aprenda a fazer vários leites de fonte vegetal

Sabia que pode obter leite a partir de inúmeros grãos e sementes?

Os leites vegetais podem ser uma ótima opção alimentar para quem está a tentar deixar o consumo de leite animal. E o melhor de tudo é que, ao consumir novos tipos de leites, não vai sofrer por falta de nutrientes. Antes pelo contrário, poderá ficar a ganhar em nível de nutrientes como as fibras e os minerais.

Como fazer leites vegetais

A água usada para fazer os leites vegetais deve ser de origem mineral.

 

Leite de linhaça

 

Como fazer leite de linhaça

 

As sementes de linhaça são um alimento que apresenta substâncias bioactivas que ajudam a prevenir e a tratar variadas doenças.

Estas sementes diminuem os triglicéridos reduzindo o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares.

A linhaça possui propriedades anti-inflamatórias e fortalecem o nosso sistema imunitário.

Se os seus intestinos não funcionam bem, nada há nada melhor do que consumir linhaça diariamente.

Preparação de 3 copos de leite de linhaça: Um copo de linhaça para 4 copos de água. Bata e coe três vezes numa peneira fina.

 

Leite de nozes

 

Como fazer leite de nozes

 

A gordura presente nas nozes é facilmente metabolizada pelo nosso organismo. Este fruto seco possui propriedades que favorecem todo o aparelho respiratório e tonificam o nosso sistema nervoso.

Preparação de 3 copos de leite de nozes: Um copo de nozes para 2 copos de água. Bata e coe.

 

Leite de castanha de cajú

 

Como fazer leite de castanha de cajú

 

A castanha de cajú diminui o colesterol e fornece proteínas ao nosso organismo.

Este fruto seco protege os vasos sanguíneos facilitando a circulação do sangue.

Preparação de 4 copos de leite de castanha de cajú: Um copo de castanhas de cajú para 3 a 4 copos de água. Bata, coe bem.

 

Leite de aveia

 

Como fazer leite de aveia

 

A aveia é rica em ferro, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B e contém fibras. Estas fibras facilitam o fluxo intestinal.

As fibras solúveis presentes na aveia são muito importantes na alimentação de pessoas diabéticas. Estas controlam os níveis glicémicos.

Este cereal promove a circulação sanguínea protegendo-nos da arteriosclerose.

Preparação de 3 copos de leite de aveia: Ponha 1 copo de flocos de aveia de molho durante uma noite. No dia seguinte junte 3 a 4 copos de água, bata e coe.

 

Leite de amendoim

 

Como fazer leite de amendoim

 

O óleo presente nos amendoins não é prejudicial à nossa saúde pois a sua gordura não é saturada.

Oa amendoins possui uma grande quantidade de proteínas e protegem o nosso organismo da acção dos radicais livres.

Preparação de 4 copos de leite de amendoim: Use amendoins sem sal e sem casca. Ponha um copo de amendoins de molho durante 8 horas. Depois junte 3 a 4 copos de água, bata e coe pelo menos 5 vezes pois este leite é o que deixa mais resíduos.

 

Leite de sementes de girassol

 

Como fazer leite de sementes de girassol

 

As sementes de girassol são ricas em cobre, zinco, ferro, proteínas e vitaminas B6, E e K.

Estas sementes contêm propriedades anti-oxidantes protegendo o nosso organismo contra o envelhecimento precoce, stress e poluição.

Preparação de 1/2 litro de leite de girassol: As sementes de girassol podem ser usadas com ou sem casca só não podem é conter sal.

Ponha um copo de sementes, previamente lavadas, de molho em água durante 8 horas. A seguir junte 3 a 4 copos de água, bata e coe bem.

 

Leite de arroz integral

 

Como fazer leite de arroz integral

 

O arroz integral contém proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação das proteínas e carboidratos em energia.

Vários nutricionistas afirmam que o leite de arroz contém propriedades relaxantes que “descansam” os órgãos do nosso corpo.

Preparação de 1/2 litro de leite de arroz: Ponha 2 copos de arroz de molho durante 8 a 10 horas. Depois ponha o arroz ao lume, num tacho, com o dobro da água (proporção 2 copos de arroz para 4 de água). Deixe o arroz ao lume sem ferver. Assim que a sua mão não suportar a temperatura da água deve desligar o lume e tape o tacho. A seguir bata e coe várias vezes.

 

Leite de soja

 

Como fazer leite de soja

 

Um grão de “bom senso”, tamanho o seu equilíbrio nutricional. Possui fósforo, magnésio, ferro, cálcio, cobre, diversos aminoácidos essenciais, e doze vezes mais proteína do que o leite de vaca. Por ser altamente nutriz, a soja não só revitaliza como proporciona uma verdadeira regeneração celular.

Preparação de 2 litros de leite de soja: Ponha um copo de soja de molho em água durante 6 a 8 horas. A seguir junte 3 copos de água, bata e coe com a ajuda de um pano fino. Ponha o líquido ao lume até ferver. Após levantar fervura ponha o lume no mínimo e cozinhe durante mais meia hora.

 

Leite de quinoa

 

Como fazer leite de quinoa

 

Os Incas acreditavam que a quinoa era o alimento mais rico em vitaminas e aminoácidos.

O leite de quinoa, quando comparado ao leite materno em termos de valor nutritivo, é muitíssimo rico em proteínas.

Preparação de 1/2 litro de leite de quinoa: Ponha um copo de quinoa, em grão, de molho em água durante 8 horas.

A seguir junte 3 copos de água, bata no liquidificador e coe 3 vezes.

 

Leite de gergelim

 

Como fazer leite de gergelim

 

O gergelim é ótimo para os músculos e o cérebro. Tem muita proteína e ácido fólico, essencial na formação das células sanguíneas.

Preparação de 4 copos de leite de gergelim: Ponha um copo de gergelim de molho durante 8 horas. Depois acrescente 4 copos de água e bata num liquidificador.

Os resíduos do gergelim podem ser transformados em “queijelim“. Tempere com um pouco de sal, orégãos e azeite. Misture bem até que a mistura atinja a consistência de corte.

 

Leite de sementes de abóbora

 

Como fazer leite de sementes de abóbora

 

As sementes de abóbora são ricas em cálcio, ferro e fósforo e possuem propriedades vermífugas ajudando na limpeza dos intestinos.

Estas sementes ajudam na formação dos músculos, ossos e cérebro. Combatem o aparecimento de anemias, promovem a oxigenação das células e a formação de glóbulos vermelhos.

As sementes de abóbora frescas são indicadas para combater os enjôos e as náuseas das grávidas.

Preparação de 1 litro de leite de sementes de abóbora: Ponha um copo de sementes de abóbora de molho em água durante uma noite.

Na manhã seguinte junte 3 a 4 copos de água, bata e coe bem.

Os restos das nozes, linhaça, aveia, etc, podem ser reutilizados para bolos e doces.

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.