Blog

Aprenda a plantar morangos na sua varanda

in Jardim/Horta

Aprenda a plantar morangos na sua varanda

 

A plantação de morangos exige alguns cuidados, mas estes podem ser facilmente plantados na varanda de um apartamento, numa marquise, num jardim ou até mesmo dentro de casa.

Pode escolher o sítio que lhe for mais conveniente desde que recebam luz diariamente. Tenha atenção ao local que escolhe pois os morangos necessitam de, pelo menos 6 horas diárias, de luz.

 

Onde plantar os seus morangueiros?

Plante os pés de morangueiros diretamente na terra, num vaso, numa floreira ou até mesmo base de uma garrafa ou garrafão de plástico. Esta última, é uma excelente e rentável alternativa para quem vive em apartamentos e não tem nenhum quintal.

As plantações em altura, também chamadas de hortas verticais, poupam imenso espaço.

 

 

Plantar morangos de forma vertical

 

Certifique-se que os recipientes que escolheu para plantar os morangueiros possuem uma boa drenagem. Não é conveniente que as raízes dos morangueiros fiquem ensopadas em água pois retardam o seu crescimento e floração.

 

Aprenda a plantar morangos na sua varanda

 

 

Quando deve plantar os seus morangueiros?

A altura ideal para plantar o seus morangueiros é no início do mês de Março. No entanto pode plantar noutros meses do ano, de acordo com o local onde vai plantar os morangueiros.
Se pretende plantar morangueiros numa varanda coberta ou numa estufa protegida do vento e do frio pode plantar morangos durante todo o ano.
Os morangueiros já em flor demoram 3 a 4 semanas a ganhar os primeiros frutos.

 

Como plantar morangos em varandas

 

Cuidados a ter na plantação

Na varanda: 

  • os vasos / floreiras devem ter uma boa drenagem – coloque no fundo destes pedaços de casca de pinheiro para absorver o excesso de água;
  • as raizes devem ficar bem enterradas, mas deve evitar que as folhas do morangueiro fiquem demasiado próximas da terra;
  • pressione ligeiramente a terra à volta da planta;
  • o caule deve receber luz direta;
  • escolha um local protegido do frio e do vento mas que apanhe muitas horas de sol.

 

No jardim:

  • faça uma pequena elevação com a terra  com cerca de 30cm de altura;
  • pode cobrir a terra com plástico preto, deixando pequenas aberturas de 50 em 50 cm para colocar os morangueiros – assim evitará que as ervas daninhas se apoderem  da planta e ajuda  a conservar a humidade da terra durante mais tempo;
  • outra alternativa é colocar palha em volta das plantas para protegê-las do frio – a palha também ajuda a conservar a humidade na terra;
  • se for necessário coloque uma rede fina por cima das plantas para evitar que os pássaros comam os morangos.

 

Como plantar morangos no jardim

Se fizer uma germinação de sementes siga as instruções das embalagens mas é uma germinação muito sensível; se optar por comprar a planta saiba que pelo menos 1 vez por ano deve conseguir separar uma planta em duas pelo que com um pequeno investimento inicial rapidamente terá muitos pés de morangueiros a crescer!

Se gosta de plantar vegetais e frutos em vasos, leia também:

Aprenda a plantar pimentos em vasos

Aprenda a plantar tomates em vasos

Aprenda a plantar batatas em vasos

Frutas e vegetais que pode plantar em vasos

 

Save

Save

3 Comments
  1. Muito Boa Noite,

    Gostei muito do texto achei bastante interessante, no entanto gostaria de lhe fazer a seguinte pergunta:

    Este ano comecei a plantar morangos em floreira, só que pus areão na floreira, depois forrei com papel higiénico e só depois pus a terra húmus e plantei as sementes em conjunto com o adubo e voltei a tapar com a terra humús, a minha questão era saber se o método que utilizei foi correto? Outra pergunta é que a minha zona é uma zona Ventosa e se isso pode afetar?

    Com os melhores cumprimentos,
    André Ferreira

    • A Senhora do Monte 26 Agosto, 2016 at 13:07 Responder

      Bom dia! Parece-nos que fez muito bem, a floreira ficou com boa drenagem – excessos de água tira o sabor ao fruto! Verificou a data de semeadura com a indicação nas sementes? Com Morangos é sempre mais fácil comprar a planta e todos os anos “dividir em 2” tirando as laterais que se desenvolvem! Também note que é mais fácil germinar em tabuleiros próprios e usar uma mini-estufa quando necessário. O vento pode afectar a sua produção, tanto pode partir a planta como pode ajudar a secar mais rápido as regas – com o tempo e experiência adaptará às suas circunstâncias claro! Boas colheitas e obrigado por nos acompanhar! 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *