Blog

Curas medicinais escondidas numa simples salada

in Medicina Natural, Sabores

Curas medicinais escondidas numa simples salada

Por acaso sabe porque as saladas são tão recomendadas nas dietas de emagrecimento e quais são os benefícios que os seus ingredientes trazem para a nossa saúde?

Os ingredientes que normalmente compõem as saladas contêm poucas calorias, daí as saladas serem bastante indicadas em dietas de emagrecimento. Mesmo para quem não deseja emagrecer as saladas são o acompanhamento ideal pois são ricas em nutrientes e vitaminas importantes para o funcionamento do nosso organismo capazes até mesmo de prevenir o aparecimento de certas doenças.

Agora estão muito na moda as saladas ricas em diferentes vegetais de folha verde para além da comum alface:

Benefícios das saladas

Folhas verdes

As folhas verdes são ricas em vitaminas A e C, em clorofila e anti-oxidantes. Estes são conhecidos por combater o envelhecimento precoce e por prevenirem problemas cancerígenos e doenças cardíacas.

A alface e a rúcula contêm fibras que contribuem para melhorar as funções intestinais e a sensação de saciedade. As folhas das alfaces possuem também propriedades calmantes podendo o seu chá ser usado como ansiolítico.

Salada de rúcula

A chicória possui propriedades anti-inflamatórias indicadas no tratamento de dores articulares e musculares, fortalece o sistema imunológico, promove a saúde dos rins e do fígado e combate a ansiedade e o stress, etc.

Os antigos não comiam chicória. Esta era usada para alimentar os animais e para adubar os terrenos.

Salada de chicória

Os agriões possuem propriedades diuréticas, digestivas, ajudam a combater problemas respiratórios e a regular o funcionamento da tiróide.

Os espinafres são um alimento alcalino. Possuem grandes quantidades de vitaminas, minerais,  anti-oxidante, contribuem para a manutenção da visão, fortalecem as nossas gengivas e ajudam na formação dos ossos e dos dentes.

couve combate problemas de asma, bronquite e ajuda a combater anemias e problemas gastrointestinais.

Condimentos

Azeite: possui propriedades anti-inflamatórias, promove a saúde da pele, do coração e previne o aparecimento da osteoporose, etc.

Vinagre de maçã: desintoxica o seu organismo, equilibra os níveis de glicose no sangue e ajuda a regular as funções gastro-intestinais, etc.

Molhos para saladas

Limão: rico em vitamina C, purificante sanguíneo, melhora o funcionamento do fígado e ajuda o organismo a eliminar facilmente as toxinas, etc.

Mostarda: este condimento realça o sabor das suas saladas e ao mesmo tempo acelera o seu metabolismo, combate problemas respiratórios e previne o aparecimento de problemas cancerígenos etc.

Mel: é um dos alimentos mais ricos a nível nutricional.

Um quilo de mel equivale a 5kg de maçãs, 25 bananas, 40 laranjas, 50 ovos, 3kg de peixe, 6L de leite, 900g de cenoura ou 5kg de ervilhas!!!

Outros ingredientes para compôr as suas saladas

Salada de tomate

Cebola: previne o aparecimento de problemas cancerígenos, o entupimento das artérias e possui propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias, etc.

Tomate: rico em vitaminas A e C, anti-oxidantes, possui propriedades anti-cancerígenas e ajuda a regularizar a pressão arterial, etc.

Salada de flores comestíveis

Flores comestíveis: certas flores usadas em saladas como as capuchinhas, as calêndulas e os saramagos possuem propriedades anti-inflamatórias.

Não prescinda de uma boa salada a acompanhar todas as suas refeições. Acrescente ingredientes como frutas, queijo. ovo às suas saldas. O seu corpo agradece!

Leia também o nosso artigo sobre: Flores comestíveis

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *