Gosta de pão alentejano? Aqui está a receita!

Se há pão que qualquer português conhece é o Pão Alentejano.

Seja em tostas, a acompanhar a refeição, ao lanche ou ao almoço, é um símbolo de Portugal presente na generalidade das casas de norte a sul do país!

Sendo um pão relativamente fácil de fazer, talvez o segredo seja a farinha alentejana, o fermento caseiro e o forno a lenha – hoje as farinhas industriais, os fermentos congelados e os fornos eléctricos mudam e bastante o sabor do produto final.

Em primeiro lugar temos o fermento. Pode optar por comprar fermento de padeiro fresco – basta pedir nas padarias dos supermercados ou de bairro – ou pode optar por fazer o seu próprio fermento. Este fermento não é mais que massa de pão fermentada ou levedada, feita anteriormente. O mais fácil é guardar sempre um pouco da massa do pão anterior, a qual deverá aguentar bastante tempo no frigorífico – se vir que ganhou muito bolor já terá que começar outra.

 

Como fazer pão alentejano

 

Pão Alentejano

Ingredientes:

1kg de farinha de trigo (Tipo 65)
15/20 g de sal
600 ml de água (morna)
50 grms de fermento fresco

(há quem coloque 800 grms de Farinha de Trigo e 200 grms de Sêmola de Trigo – experimente para saber qual prefere!)

Colocar a farinha num alguidar, fazer uma cova ao meio e colocar o fermento no buraco. Desfazer com a farinha. Aos poucos, misture a água morna e o sal, até que a farinha absorva totalmente a água. Misturar tudo até fazer uma bola.

 

Pão alentejano receita

 

Amassar, muito bem, quando começar a formar bolhas de ar bata a massa contra o alguidar diversas vezes e tape com um pano (coloque um pouco de farinha em toda a volta para evitar que a massa se cole à superfície do alguidar). Deixe a massa em repouso, crescendo em altura (não deixe num local frio).

 

Gosta de pão alentejano? Aqui está a receita!

Imagem: www.saboresdecanela.com

 

Depois de levedar, junte alguma farinha q.b. para dar a forma ao pão e coloque no forno (de preferência um forno a lenha pré-aquecido). Num forno eléctrico pré-aqueça a 200 graus e coloque a 250º nos primeiros 5 minutos de cozedura. Após estes deixe 55 minutos a 200º.

Bom apetite!

 

Castelo de Vide - Alentejo

 

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.