Blog

Aprenda a fazer sabão de Azeite

in Medicina Natural, Saberes

Aprenda a fazer sabão de azeite

Fazer o próprio sabonete é recorrer a uma das mais antigas reacções químicas usadas pelo Homem.

Suspeita-se que terá sido desenvolvida na pré-história a partir da prática de ferver gorduras animais com cinzas – que gera um ligeiro coalho.

Já na Antiga Roma, o historiador romano Plínio, o Velho, deixou em registo a receita de sabão duro e sabão mole; mas só mais tarde o químico francês Michel-Eugène Chevreul (1786-1889) documentou o processo químico. 

O primeiro uso documentado do sabão não foi para higiene pessoal mas para limpeza e processamento de couro de animais e lã.

A prática de fabricação de sabão pode ser encontrado em tábuas de argila dos Sumérios por volta de 2500 A.C. Era produzido com a mistura de gordura de carneiro e das substâncias contidas nas cinzas de pequenos arbustos nativos solúveis em água para limpar lã.

Os Fenícios ferviam gordura animal, água e cinzas de madeira até obterem uma pasta que servia para limpar o corpo. A versão sólida só foi criado com os árabes, no séc. VII, que inventaram o chamado processo de saponificação.

Tradicionalmente, o sabão é produzido por uma reação entre gordura e hidróxido de sódio, historicamente lixiviado das cinzas de madeiras. A reação química que produz o sabão é conhecida como saponificação.

O Sabão Azul e Branco é um sabão português, produzido desde 1850!

Para a receita, deve apenas ter em atenção ao hidróxido de sódio, não o deve ter em contacto com a pele ou olhos em qualquer momento e deve realizar a mistura com a água ao ar livre ou local bem ventilado – sem respirar os fumos.

 

Sabão de azeite

Ingredientes:

  • 1kg Azeite (aproximadamente 0,916 litros)
  • 128g de hidróxido de sódio (ou soda cáustica)
  • 380ml Água (de nascente, poço ou destilada)

 

Como fazer sabão de azeite

 

Numa taça de vidro coloque a água e com cuidado junte o Hidróxido de Sódio, mexendo com uma colher de madeira. A mistura atingirá rapidamente os 80º, atenção! Mexa até diluir todo o hidróxido e aguarde uns 20/30 minutos.

Amorne o azeite, sem ferver (até 40º), junte a mistura de água e Hidróxido de Sódio, e mexa até a mistura ficar completamente homogénea. Mexa durante uns minutos até sentir a massa a ganhar consistência (como se de maionese se tratasse).

Pode adicionar neste momento óleos essenciais, condimentos como canela, pedaços de folhas frescas ou secas, sementes, etc. De seguida coloque no(s) molde(s). Aguarde 24 a 48 horas e já deve conseguir tirar os sabonetes das formas – deixe a secar num local seco e fresco durante 1 a 3 meses. (Caso não tenha experiência em fazer sabonetes deixe-os secar durante 3 meses para ter a certeza que a soda cáustica evapora.)

Terminada a secagem estão prontos para usar!

 

Sabonete no molde

 

Cuidados a ter:

Use apenas utensílios e moldes próprios, de vidro, aço inoxidável ou madeira. Ao lavar os utensílios use vinagre como neutralizador.

Não respire a mistura de água com a soda pois esta liberta gases tóxicos. Tenha a área de trabalho muito bem ventilada. Proteja as mãos com luvas e os olhos com óculos próprios, puder. Se alguma gota da mistura entrar em contacto com a pele lavar de imediato com vinagre.

 

Receita de sabonetes caseiros

 

Note que a quantidade de Hidróxido de Sódio a utilizar varia consoante a gordura utilizada. Por isso as quantidades referidas nesta receita são apenas para Azeite e não para outras gorduras, sejam elas animais ou vegetais.

 

Aprenda a fazer sabonete de Rosas!

Aprenda a fazer sabonete de Aloe Vera!

3 Comments
  1. A Senhora do Monte 6 Novembro, 2017 at 1:30 Responder

    Depende das formas, mas é uma quantidade para praticamente um ano de uma família! 🙂

  2. Bom-dia.
    No artigo está referido que a soda caústica evapora. Como é possível que a soda caústica evapore?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *