Blog

Frutos secos ajudam a emagrecer

in Beleza e bem-estar

Frutos secos ajudam a emagrecer

Consumidas com moderação, nozes, castanhas, amêndoas e avelãs ajudam a emagrecer!

As oleaginosas são ricas em proteína, potássio, fósforo, vitaminas do complexo B, vitamina E e Selénio. Estudos têm vindo a comprovar que uma porção diária garante um coração mais protegido, combate o envelhecimento precoce a até contribui para perda de peso.

Os frutos secos são também uma ótima opção de snack para consumir entre as refeições. São fáceis de armazenar e transportar e controlam a fome por períodos mais longos. Podem ser consumidos inteiros ou em iogurtes, barras de cereais, mix de frutas secas, batidas, sumos, acrescentadas em bolos e pães ou ainda em saladas e sopas. Desta forma deixa os seus pratos mais saborosos e saudáveis!

O Estudo de uma universidade americana afirma que a ingestão pode reduzir o mau colesterol em até 7,4% e os triglicérides em até 10%. Isto devido à grande quantidade de gorduras monoinsaturadas presentes nesses alimentos, que “limpam” as moléculas de mau colesterol.

As gorduras monoinsaturadas contribuem para controlar a taxa de açúcar no sangue. E castanhas, avelãs, nozes e amêndoas também são ricas em gorduras poli-insaturadas, como o ômega 6, que ajudam a manter o nível do HDL (o colesterol bom).

Por isto, especialistas recomendam que diabéticos e hipertensos consumam uma porção de nozes, avelãs,  castanhas e amêndoas por dia. No entanto, a dose diária recomendada é uma “bola de golf” deste tipo de frutos., 20g a 30g no máximo.

 

Para emagrecer

As oleaginosas também podem contribuir para a perda de peso. Os ácidos graxos ajudam a deixar a silhueta mais fina, ativando o metabolismo e eliminando o tecido gorduroso que se acumula na região abdominal. Também aumentam a sensação de saciedade: uma boa dica é ingerir as oleaginosas antes das refeições, pois as gorduras demoram mais para ser digeridas pelo organismo e assim prolongam a sensação de saciedade da refeição.

 

Frutos secos

 

Atenção ao sal ou açúcar

É importante prestar atenção ao acréscimo de sal ou açúcar. Se comer castanhas cobertas com chocolate, por exemplo, a porção tem de ser bem menor. O acréscimo de sal é muito comum nas frutas secas vendidas em saquinhos e o sódio é o maior causador da hipertensão arterial. Opte por soluções saudável!

 

Armazenamento de frutos secos

 

O armazenamento destas frutas e sementes também merece atenção. Os grãos inteiros devem ser guardados em recipientes impermeáveis e mantidos em locais frios e secos. Não devem ser guardados por mais de seis meses, para não se tornarem rançosos. Por exemplo a conservação inadequada do amendoim pode levar ao desenvolvimento de fungos e, com eles, uma substância cancerígena chamada aflatoxina.

O principal é consumir frutos secos diariamente mas com moderação!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *