Blog

Bacalhau à lagareiro

in Sabores
Receita de bacalhau à lagareiro
 O Bacalhau à lagareiro é, sem dúvida, uma das receitas mais veneradas em Portugal.

Antigamente, o bacalhau era confeccionado em fornos dos lagares de azeite, pela época do azeite novo – no final de Outubro.

Nas versões originais, que remontam há séculos, o peixe era salgado, empanado com restos de pão duro e esmigalhado, frito no azeite retirado directamente dos lagares e saboreado com alho cru ou assado.

A preparação do bacalhau nos lagares, quando a quantidade de azeite produzida correspondia às expectativas dos produtores, extrapolava o que deveria ser um simples teste e adquiria contornos de ritual e festa. Celebravam, assim, a boa safra, o bom azeite e meses de trabalho árduo.

Quando as naus portuguesas e espanholas chegaram com as batatas, foi amor à primeira vista e deu no que deu, resultou num casamento eterno: em Portugal, prato que tem bacalhau, tem batata.

 

Para uma receita ser chamada de “lagareiro”, os ingredientes predominantes são as batatas assadas, cozidas, coradas e depois esmurradas (levemente amassadas com as mãos) juntamente com a cebola, o alho e, sim, tudo a “nadar” em azeite.

Há quem diga que se trata de uma receita tradicional das Beiras, uma faixa de terra entre o Sul do rio Douro e o Norte do rio Tejo. O que é certo é que, de Norte a Sul, variados restaurantes nos presenteiam com esta iguaria na ementa.

Talvez por ser um dos pratos tradicionais mais adorados, da gastronomia portuguesa, recentemente surgiu uma versão com polvo – “Polvo à lagareiro

 

Ingredientes:

  • 800g de bacalhau
  • 600g de batatas
  • 2 cebolas grandes cortadas às fatias finas
  • 5 dentes de alho picados
  • 3 folhas de louro
  • 2 dl de azeite
  • sal q.b.

Comece por colocar as fatias de cebola e o alho picado no fundo de um tabuleiro de forno. A seguir acrescente as postas de bacalhau, previamente demolhadas. Junte as folhas de louro e regue com azeite.

 

Preparação do bacalhau à lagareiro

 

Lave bem as batatas com pele e disponha-as num segundo tabuleiro. Salpique-as com sal grosso.

Leve os 2 tabuleiros ao forno a 200°C, durante cerca de 40 minutos.

Vá regando o bacalhau com azeite

Quando as batatas estiverem assadas retire-as do forno e dê um murro em cada uma delas para as esmagar.

 

Receita de bacalhau à lagareiro

 

Por fim, coloque as batatas e as postas de bacalhau (juntamente com a cebolada) numa travessa e cubra com o azeite do assado.

Sirva com azeitonas pretas.

 

História do bacalhau à lagareiro

3 Comments
  1. MARIA RAQUEL MARTINS LIMA 26 Agosto, 2016 at 12:47 Responder

    gostei muito deste site. obrigada

  2. Muito bom gostei

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *