8 Temperos que deve plantar na sua horta

O seu jardim é o local ideal para plantar estes 8 condimentos essenciais para os seus pratos culinários.

Para quem não tem a sorte de ter um quintal poderá criar estas aromáticas em vasos ou floreiras, embelezando os parapeitos das suas janelas.

Ervas aromáticas

1. Alecrim

Esta erva aromática é ideal para quem não tem muito tempo para se dedicar à horta.

O alecrim adapta-se facilmente a diferentes temperaturas desde que estas não sejam demasiado altas ou baixas. Quando plantar alecrim recomenda-se que o solo seja regado com frequência. Depois da planta estar desenvolvida pode estar 3 dias sem ser regada. Pode colher o alecrim 90 dias após ter sido plantado.

Use alecrim em diferentes tipos de carnes, peixes e batatas.

 

2. Orégãos

Os orégãos sobrevivem a temperaturas extremas, mas o ideal será plantá-lo em locais onde a temperatura se situe entre os 21ºC e os 25ºC. Esta aromática necessita de, pelo menos, 4 horas de luz solar directa. O solo onde os orégãos estiverem plantados não deve ficar nem muito seco nem muito húmido. Podem ser colhidos após a planta atingir os 20cm de altura.

Quanto mais tempo os orégãos estiverem expostos ao sol mais aromáticas serão as suas folhas!

Use orégãos em molhos, assados e pizas.

3. Manjericão

O manjericão necessita ser cultivado em locais cuja temperatura seja superior a 18°C e com bastante exposição solar. Esta aromática necessita de, pelo menos, 3 horas de sol diárias. Assim que plantar o seu manjericão deve regá-lo diariamente mas de forma moderada. Pode ser colhido entre 60 a 90 dias após ter sido plantado.

Use manjericão em carnes brancas (frango, perú), omeletes, molhos para massas e carnes.

Como plantar aromáticas

 

4. Hortelã

A hortelã deve ser plantada em vaso, devido à sua raiz ser muito profunda, para evitar que se propague demasiado e se torne numa praga. Esta aromática deve ser plantada em locais protegidos do vento em que a temperatura seja amena. Quando plantar hortelã mantenha o solo sempre húmido. A melhor altura para colher a hortelã é quando esta está a ganhar flor – o sabor e o aroma são mais intensos.

Use hortelã em sumos, molhos, grelhados, assados, sobremesas e na decoração de pratos.

 

5. Sálvia

A sálvia gosta de temperaturas baixas ou amenas. Esta aromática necessita de, pelo menos, 2 horas de exposição solar. Durante o seu cultivo o solo deverá manter-se húmido, mas caso as temperaturas sejam baixas regue com bastante moderação. Pode ser colhida, quando as plantas estiverem bem desenvolvidas, entre 90 a 120 dias após ter sido plantada.

Use sálvia para decorar pratos e no tempero de carnes gordurosas.

 

6. Tomilho

Esta aromática facilmente adapta-se facilmente – pode ser plantada em locais cuja temperatura varie entre os 4ºC e os 28ºC. As regas devem ser feitas de 2 em 2 dias. Esta planta gosta de bastante luminosidade – necessita de, pelo menos, 5 horas diárias de luz solar directa. O tomilho pode ser colhido entre 60 a 90 dias após ter sido plantado, quando a planta está a florescer.

O tomilho não deve ser demasiado regado para que as suas folhas sejam mais aromáticas.

Use tomilho em molhos, assados e em carnes cozidas.

 

a

 

7. Salsa

A salsa gosta de temperaturas amenas que não ultrapassem os 22°C, caso contrário começará a dar flor de forma precoce. Mantenha a salsa em locais com sombra parcial de forma a que esta absorva a luminosidade mas que não fique demasiado exposta a altas temperaturas. Mantenha o solo húmido mas não encharcado. Esta planta pode ser colhida quando atingir 12 a 16cm de altura (entre 60 e 90 dias após ter sido plantada).

Use salsa em saladas, omeletes, sopas, suflês e assados de carne.

 

8. Pimenta

As pimentas necessitam de bastante espaço para se desenvolverem. Algumas espécies preferem climas húmidos, outras preferem climas totalmente secos. Todas as pimentas gostam de bastante luz mas a temperatura não deve ultrapassar os 34ºC. A colheita da pimenta varia entre 80 a 150 dias após ter sido plantada.

Use pimenta em molhos, conservas, arroz de marisco, assados, grelhados de peixe e carne.

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.