Blog

Aprenda a cuidar dos utensílios do seu jardim!

in Jardim/Horta

 

Aprenda a cuidar dos utensílios do seu jardim

A vida de campo é uma imagem idílica para muitos.

A maioria das pessoas pensa que se trata de uma vida muito calma e descansada. Mas não é bem assim, a vida de campo é bem mais atribulada e trabalhosa do que se imagina.

 

Para além de todo o esforço em manter todo o tipo de produções de frutas e vegetais ou mesmo flores, também é necessário manter as ferramentas e utensílios em perfeito estado de conservação.

Leia também: Utensílios que precisa para tratar da sua horta

 

Sachos, forquilhas , pás e plantador de bulbos:

Estes utensílios devem ser postos de molho, durante algumas horas, dentro de um balde com água e sabão. Caso seja necessário use uma escova para retirar os restos de terra que se vai acumulando devido ao seu uso. Por fim, basta deixar os utensílios secarem à temperatura ambiente.

Certifique-se que os cabos de madeira se encontram em perfeitas condições. Poderá aplicar óleo de linhaça para proteger a madeira.

 

Tesouras, foices machados e enxertadores:

Tanto as tesouras de podar bem como as tesouras corta-relvas e as foices acumulam pequenas sujidades e ferrugem nas suas lâminas, ao longo do tempo – por isso requerem uma certa manutenção.

Limpe as lâminas usando um pano humedecido em diluente e aproveite para afiar as lâminas. Aplique spray W-40 como protecção contra o aparecimento de ferrugem.

Esta manutenção irá dar uma vida longa a estes utensílios.

 

Manutenção de utensílios de jardinagem

 

Utensílios de grande porte (enxadas, ancinhos, pás, sachos e escavadeira):

Estas ferramentas de jardim devem ser lavadas da mesma forma que os utensílios de pequeno porte.

Após o seu uso certifique-se de que as ferramentas ficam bem limpas. A aplicação de óleo de linhaça nos cabos e spray W-40 nas partes metálicas também é, igualmente, recomendada.

 

Todos estes utensílios devem ser guardados num local seco e fresco e, de preferência, pendurados. Caso não seja possível pendurar as ferramentas de jardim encha um balde, de grandes dimensões, com areia seca misturada em óleo vegetal até obter uma mistura lubrificada. A seguir, espete as ferramentas nesta mistura.

Quando quiser usar os seus utensílios basta limpa-los com uma escova e estão prontos a usar.

Manutenção de ferramentas de agricultura

Como qualquer cultivo necessita de regas frequentes, as mangueiras e os aspersores necessitam também de uma certa manutenção.

As mangueiras devem estar penduradas em enrolados próprios para o efeito. Caso não seja possível, as mangueiras devem ser guardadas, enroladas, pousadas no chão num local à sombra.

Já os aspersores e os pulverizadores estão sujeitos a um certo entupimento devido às impurezas que podem entrar no sistema. Isto pode levar a uma rega ineficaz. Verifique, com regularidade, se a distribuição de água se faz de forma uniforme e se a cobertura do que se pretende regar é total. Observe também se estes equipamentos levantam e baixam, totalmente, quando a rega se realiza.

Limpeza de ferramentas de jardim

Save

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *