Sexta feira 13 - Dia das Bruxas em Montalegre

Sempre que o dia 13 coincide com sexta-feira… um evento que finta o azar invade as ruas da vila de Montalegre.

Em Montalegre, Trás os Montes, celebram-se os bruxedos e os azares da melhor forma possível de tal forma que esta festa se transformou numa atracção turística.

Antigamente a festa do Dia das Bruxas realizava-se em espaços pequenos, mas devido ao seu sucesso a organização resolveu prolongar os festejos pelas artérias da vila até ao castelo.

 

Sexta feira 13 em Montalegre

 

 

A Sexta13 – Noite das Bruxas já ganhou, inclusivamente o prémio de Melhor Evento Público em 2010 e 2012.

Neste dia toda a vila se veste a rigor. Os restaurantes da zona também oferecem ementas sugestivas e decorações assustadoras.

Existem variados espétaculos, ao longo da noite, com o intuito de homenagear a superstição e o misticismo.

 

Sexta feira 13 em Montalegre

 

A música, o teatro, a representação e personificação de terror criam um ambiente mágico que, facilmente, envolve e contagia os foliões que invadem o território, em busca de uma experiência diferente, que lhes permita “esconjurar” os males quotidianos. O ponto alto do evento é a “queimada do esconjuro”, feita pelo carismático padre fontes.

Sexta feira 13 em Montalegre

 Sobre este evento, diz a organização que pretendem fintar o azar, contrariar os receios e o medo do sobrenatural, fortemente enraizados nas crenças locais.

A organização refere ainda que: “o ano de 2017 foi abençoado com duas Sexta 13 – Noites das Bruxas. A primeira realiza-se em janeiro e a última em outubro!

 

Sexta feira 13 - Dia das Bruxas em Montalegre

 

Save

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.