Aprenda a fazer óleo de dente de leão

O óleo de dente de leão é frequentemente usado para tratamento de pele rachada e áspera. Aprenda a fazer este óleo de forma caseira.

O óleo de dente de leão é extremamente rico em vitaminas (A, B6, C e K), antioxidantes, minerais (potássio, cálcio, magnésio e fósforo) e ainda possui propriedades antifúngicas.

 

Ingredientes

  • flores secas de dentes de leão
  • óleo ou azeite

 

 

Aprenda a fazer óleo de dente de leão

 

Encha um frasco de vidro, até metade, com flores de dentes de leão secas.

A seguir, acrescente um óleo à sua escolha, por exemplo: óleo de girassol, óleo de amêndoas doces, azeite, etc. O óleo deverá cobrir totalmente as flores.

Leia também:

Propriedades e indicações terapêuticas dos dentes de leão

Perca peso e desintoxique o organismo com chá de dente de leão

Geleia de dente de leão

 

Aprenda a fazer óleo de dente de leão

 

Procedimento

Para fazer uma infusão rápida: Coloque o frasco destapado dentro de uma panela com alguns centímetros de água. Ponha a panela ao lume e deixe cozinhar em banho maria durante algumas horas. Deverá manter o lume fraco e ter em atenção para que a água da panela não se evapore por completo.

Para uma infusão rápida: Coloque o frasco descoberto em uma pequena panela cheia de alguns centímetros de água. Calor sobre um queimador baixo por algumas horas, mantendo um olho próximo que a água não se evapora. Retire do calor e da tensão. A infusão rápida é a melhor maneira de infundir óleo de coco.

Para uma infusão mais lenta e tradicional: Tape o frasco com as flores e o óleo e guarde-o num local fresco, seco e escuro, durante 4 a 6 semanas. Agite o frasco de 4 em 4 dias.

Outra opção alternativa: Disponha o frasco fechado numa janela que apanhe bastante sol.

 

Aprenda a fazer óleo de dente de leão

 

O óleo de dente de leão terá uma durabilidade de um ano.

Save

Save

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.