Blog

Tupinambo – Já provou este tubérculo pouco conhecido?

in Jardim/Horta

Tupinambo - um tubérculo pouco conhecido

O tupinambo também conhecido popularmente como girassol batateiroalcachofra-girassol, pertence à espécie Helianthus tuberosus – família Asteraceae.

É uma planta nativa da América do Norte, mas o seu nome tupinambo provém dos Tupinambás – povos indígenas que viviam no Brasil.

Esta planta vivaz pode atingir os três metros de altura. As suas folhas são ásperas ao tacto, assim como o seu caule.

As flores são amarelas e as suas pétalas comestíveis. Estas são muito atractivas para as borboletas e as suas sementes são muito parecidas com as dos girassóis (Helianthus annuus) – as aves adoram-nas!

Leia também: Aprenda a semear girassóis – uma planta tolerante ao sol

Tupinambo - um tubérculo pouco conhecido

Já as suas raízes (tubérculos) também são comestíveis e eram muito usados na alimentação em várias partes do mundo, mas acabaram por cair no esquecimento perante a popularidade da batata.

Existem variedades com tubérculos brancos, vermelhos ou violetas.

Muitas vezes é usado em jardins de forma ornamental – a maioria das pessoas desconhecem que as suas raízes são comestíveis.

Os tupinambos são úteis como sebes naturais ou corta-vento, pois apresentam poucas exigências. Alguns estudos apontam para a sua utilização depois de desbravar silvas, já que plantá-los no seu lugar parece ser uma prática com bons resultados.

Tupinambo - um tubérculo pouco conhecido

Tupinambo

Usos e benefícios do tupinambo

O tupinambo é extremamente rico em vitaminas A, B3, C, ferro, cobre, fósforo, magnésio, zinco e potássio (podemos substituir as bananas pelo tupinambo) e proteínas.

Uma chávena de tupinambos contém 643 mg de potássio. O potássio é essencial para a saúde geral e pode ajudar a reduzir as doenças cardíacas. O aumento do potássio na dieta, além de reduzir o excesso de sódio, é especialmente benéfico para pessoas com risco de hipertensão.

Este alimento energético deve ser consumido por diabéticos, pois a sua substância de reserva é a insulina que se encontra próximo da frutose e não influencia os valores de glicemia no sangue.

Tupinambo - um tubérculo pouco conhecido

Os tupinambos são uma óptima maneira de aumentar a ingestão de ferro, especialmente porque não contêm gordura e têm apenas 109 calorias por chávena. O ferro é um componente essencial das proteínas envolvidas no fornecimento de oxigénio a todas as células do corpo. A deficiência de ferro limita o fornecimento de oxigénio às células resultando em fadiga e diminuição da imunidade.

Pode também ajudar a diminuir o colesterol no sangue. Junto com a normalização dos níveis de triglicéridos no sangue, estes pequenos tubérculos afectam a maneira como o corpo metaboliza as gorduras graças aos seus altos níveis de probióticos.

O consumo de tupinambo é recomendado em casos de reumatismo, gota, insuficiência pancreática e obstipação. A sua ingestão no período pós-parto estimula a produção de leite materno.

Cultivo

É uma planta de fácil cultivo, mesmo em solos pouco férteis.

Devem ser plantados num local bastante ensolarado e adaptam-se a todos os tipos de solo. Apreciam regas regulares e são resistente a doenças e predadores.

Tupinambo - um tubérculo pouco conhecido

A sua multiplicação é feita através da plantação dos tubérculos a partir do mês de Fevereiro.

Se esta planta encontrar as condições ideais para o seu crescimento pode tornar-se invasiva.

Se quiser saber mais sobre o cultivo deste tubérculo, leia também:

Aprenda a plantar, colher e conservar tupinambos

Conservação

A melhor maneira de conservar os tupinambos é retirá-los do solo à medida que necessitamos ( a partir de Outubro até ao início da Primavera).

Culinária

Os tupinambos devem só ser consumidos quando chegam à maturidade, isto é, apenas quando a parte aérea da planta estiver seca.

O tupinambo pode ser comido cru e ralado em saladas. Pode também ser cozinhado como a batata, podendo ser frito, cozido, assado, purés, sopas, etc.

A cozedura dos tupinambos na água pode causar flatulência, por isso junte algumas sementes de funcho para minimizar esse efeito.

Saiba mais sobre o funcho: Sabe quais são os benefícios do funcho e das suas sementes?

Tupinambo - um tubérculo pouco conhecido

Save

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *