Aprenda a propagar facilmente plantas de jade

A planta de jade é também vulgarmente conhecida como: Árvore-da-amizade, Bálsamo-de-jardim, Planta do dinheiro ou Rosa da alegria.

Esta planta pertence à família Crassulaceae e tem como nome científico Crassula ovata.

Esta planta faz parte da flora portuguesa, tanto no continente como nas ilhas.

O final do verão é o momento ideal para propagar as suas plantas de jade.

 

Aprenda a propagar facilmente plantas de jade

 

As plantas de jade são extremamente fáceis de propagar nesta época do ano. Por vezes a queda de uma folha é o suficiente para a planta se propagar sem termos de intervir minimamente no processo.

 

 

 

Propagação de plantas de jade

As plantas de jade podem ser propagadas através de estacas  ou folhas.

O processo mais rápido para obter uma bonita planta de jade será a propagação por estaquia. A propagação através das folhas é muito mais lenta.

 

Aprenda a propagar facilmente plantas de jade

 

O primeiro passo na propagação é escolher o caule a cortar para fazer uma nova planta – use uma faca afiada ou uma tesoura de poda esterilizadas. Pode previamente limpar a sua ferramente de corte com álcool.

Se preferir a propagação através de folhas, escolha cuidadosamente as folhas que quer usar e separe-as da planta com cuidado.

 

Aprenda a propagar facilmente plantas de jade


Se pretender propagar a sua planta na altura do Inverno, deverá ter alguns cuidados: depois de fazer o corte na planta deixe as estacas / folhas em repouso durante alguns dias para que as extremidades sequem, antes de as propagar. Assim irá evitar que se desencadeie o processo de apodrecimento na zona do corte.
Quanto maior for o corte, mais tempo a planta demorará a “cicatrizar”.

Certas pessoas usam produtos para ajudar a planta a criar raízes, mas a jade é muito fácil de propagar e na maioria dos casos não é necessário.

Caso tenha dificuldade na propagação das plantas de jade use este enraízador caseiro e natural.

 

Aprenda a propagar facilmente plantas de jade



Prepare vasinhos com terra misturada com areia (em partes iguais). Misture bem e a terra estará preparada para receber as suas mudas. No fundo dos vasos coloque uma camada de pedras para que a água circule com mais facilidade e a planta nunca fique encharcada.

Para colocar as estacas na terra, use um lápis para fazer um buraco na terra. Coloque suavemente a estaca e cubra bem à volta do caule prensando a terra. Coloque um pouco de água (3 colheres de sopa bastam).

 

Aprenda a propagar facilmente plantas de jade

 

Coloque os vasinhos num local protegido do sol, mas de forma a que a planta apanhe claridade. Regue com a mesma quantidade de água de 5 em 5 dias até que a planta ganhe raízes – quando aparecerem sinais de crecimento no topo da planta é sinal de que esta já ganhou raízes.

Normalmente, esta planta demora 3 a 4 semanas a mostrar sinais de crescimento.

 

Aprenda a propagar facilmente plantas de jade

 

No caso de preferir propagar através de folhas, basta meter a folha na vertical com a extremidade cortada em contacto com a terra.

As plantas de jade não precisam de muita água.

 

Aprenda a propagar facilmente plantas de jade

 

 

Surpreenda os seus amigos e familiares com vasinhos da planta de jade. Dizem que esta planta atrai a sorte, a riqueza e a prosperidade como um íman.

 

Leia também:

5 Problemas mais comuns das suculentas

Aprenda a propagar pequenas suculentas

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.