Aprenda que plantas são companheiras dos feijões

O crescimento dos feijões é beneficiado quando estes são plantados perto de outras plantas. Saiba quais!

Uma combinação bastante conhecida que envolve os feijões é o trio destes combinados com abóboras e milho, mais conhecida pelas Três Irmãs.

A combinação do milho com o feijão beneficia as duas plantas. Os feijões atraem insectos benéficos que se alimentam das pragas do milho, tais como gafanhotos e besouros. Em troca, o milho fornece uma estaca de suporte que os feijões necessitam.

Já as abóboras beneficiam do nitrogénio fque os feijões fornecem ao solo. Em contrapartida, as folhas grandes das abóboras mantêm a humidade no solo e também fazem sombra às ervas daninhas, impedindo que estas cresçam.

 

Aprenda que plantas são companheiras dos feijões

 

O planeamento deste companheirismo estratégico maximiza o espaço do seu jardim / horta, atrai insectos benéficos e polinizadores bem como ajuda a repelir certas pragas.

Por vezes o emparelhamento de plantas companheiras beneficia mais uma planta que outra, mas raramente há desvantagens neste processo.

A natureza projectou algumas plantas para proteger e ajudar outras. E quando nós trabalhamos em conjunto com a natureza só podemos ter resultados mais benéficos.

 

Aprenda que plantas são companheiras dos feijões

 

Plantas companheiras dos feijões

Os feijões toleram bem a sombra criada pelo milho.

As raízes dos feijões e as raízes do milho ocupam diferentes níveis no solo, logo não competem pela mesma água nem pelos mesmos nutrientes. Esta combinação também economiza espaço tornando-o mais rentável.

Os pepinos, berinjelas e os rabanetes estimulam o crescimento dos feijoeiros.

Os malmequeres e os cravos túnicos combatem o ataque de certos insectos que gostam de se alimentar dos feijoeiros. Estas plantas também combatem o ataque dos nemátodos que se alimentam através das raízes das plantas acabando por enfraquecê-las ou matá-las.

O alecrim, as chagas e a segurelha melhoram o sabor e o crescimento dos feijões e também repelem os besouros. Estas ervas devem ser plantadas junto da base dos feijoeiros, mas não em demasia para não lhes fazer sombra.

A erva gateira, também conhecida por erva dos gatos, repele pulgas e besouros.

 

Aprenda que plantas são companheiras dos feijões

 

Lista dos “melhores amigos” dos feijões

 

Aprenda que plantas são companheiras dos feijões

 

Lista de plantas que deve evitar plantar junto dos feijões

Evite plantar feijoeiros perto de todos os vegetais pertencentes à família Allium, pois estes inibem o seu crescimento.

 

Aprenda que plantas são companheiras dos feijões

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.