Conheça a cadeira onde há séculos se sentam grávidas do país inteiro!

Na Capela da Senhora do Monte existe uma mãe de pedra que ajuda as grávidas!

Esta mãe de pedra trata-se de uma cadeira também de pedra e é uma das mais antigas tradições de Lisboa. Tem por nome – Cadeira de São Gens.

Próximo de um dos mais altos e mais bonitos miradouros de Lisboa existe a Capela da Nossa Senhora do Monte. E é aqui que poderá encontrar esta famosa cadeira.

Esta tradição antiga, desde o séc.XII, é seguida por milhares de mulheres grávidas, que se deslocam de todo o país e que se sentam nesta cadeira a fim de pedirem “uma hora pequena”.

 

Conheça a cadeira onde há séculos se sentam grávidas do país inteiro!

 

Cadeira de São Gens

Diz-se que esta cadeira pertenceu a São Gens, que terá sido o primeiro bispo de Lisboa.

A cadeira minúscula com a porta fechada encontra-se escavada na rocha e emoldurada por mármore rosa.

Quem a experimenta tem algumas dificuldades pois esta é muito pequena e pouco profunda – ficando difícil uma grande barriga ali caber.

Alice Fernandes é a guardiã desta cadeira há 15 anos. É ela quem abre a porta a quem queira ver a cadeira de São Gens.

 

Conheça a cadeira onde há séculos se sentam grávidas do país inteiro!

 

Lenda da Cadeira de São Gens

Reza a lenda que a mãe de São Gens terá morrido durante o seu parto. E, que a partir daí a cadeira ficou para sempre ligada à protecção das futuras mães.

Até D. Maria Ana da Áustria, no séc. XVIII, terá recorrido à cadeira na tentativa de ter filhos de D. João V.

Existe também quem acredite que esta cadeira tem, para além deste, outros propósitos terapêuticos. Antigamente, esta cadeira era visitada por estudantes próximo da altura dos exames escolares.

Certas grávidas após darem à luz gostam de voltar a sentar-se na cadeira já com os seus rebentos, em tom de agradecimento.

Outras mulheres que não conseguem engravidar também recorrem à ajuda da cadeira. Há quem diga que resulta mesmo.

Uma história interessante é o caso de uma grávida de Colares que se deslocou à Capela a fim de conseguir ajuda na sua gravidez. A senhora ia ser internada para fazer uma cesariana pois o bebé estava atravessado. Dias depois, a mesma senhora voltou ao local mas já com a sua filha nos braços nascida de parto normal. Os médicos não souberam explicar como o bebé acabou por dar a volta.

 

Conheça a cadeira onde há séculos se sentam grávidas do país inteiro!

 

Por isso se está grávida e tem medo do parto, se não consegue engravidar ou se sofre de outro male, não custa tentar – sente-se com toda a fé e devoção na Cadeira de São Gens.

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.