Aprenda a melhor melhor maneira para preservar hortênsias

Se quer trazer a beleza das suas hortênsias para dentro de casa, este artigo é para si!

É muito fácil secar e preservar hortênsias. Uma vez secas, estas podem manter-se bonitas e durarem anos.

As flores das hortênsias podem ser preservadas de várias formas. Mas a maneira explicada neste artigo possivelmente é das melhores pois ajuda a que as flores mantenham as cores e durem mais tempo.

 

Preservar hortênsias

O maior desafio na secagem de hortênsias é o momento de cortar as flores. Se as cortar no pico da floração, nesta altura as flores têm muita humidade e não secam facilmente. Se as cortar mais tarde, as flores acabarão por ficar castanhas.

É muito difícil encontrar flores que estão no momento ideal para serem cortadas sem que estas apresentem pétalas já acastanhadas. Mas poderá sempre removê-las uma a uma, antes ou depois da secagem.

 

Momento ideal para cortar as flores das hortênsias

 

O momento ideal para cortar as flores das hortênsia para posteriormente secá-las é no final da temporada – de Agosto a Outubro – quando as pétalas maiores (nesta altura já consideradas sépalas) começarem a murchar ou a mudar de cor e as pequenas florinhas no topo estão a começar a abrir.

Não se preocupe muito em acertar exactamente na altura ideal do corte. As hortênsias são flores muito tolerantes.

Na realidade, as hortênsias podem secar sem terem de ser cortadas – mas não vão durar muito tempo e não irão manter a cor. Logo o método de secagem com água é a melhor alternativa.

A única altura em que não deve, de todo, cortar as flores para as secar é a altura das chuvas. As flores ficarão castanhas antes sequer de secarem.

 

Aprenda a melhor melhor maneira para preservar hortênsias

 

Como preparar as flores para a secagem

Anteriormente, já referimos que o método de secagem com água é o ideal. Este método ajuda as flores a manterem as suas cores durante a secagem e a manterem a sua beleza natural.
Parece contraditório a ideia de secar flores com água, mas assim as flores irão secar lentamente mantendo a sua cor e a sua forma. Até as hastes ficarão mais resistentes quando secas desta maneira.

Comece por cortar as flores com uma haste de 30 a 45 cm de comprimento – o comprimento da haste é importante para facilitar a manipulação durante a secagem.

A seguir, retire todas as folhas das hastes.

Aprenda a melhor melhor maneira para preservar hortênsias

Método de secagem com água

Coloque as flores recém-cortadas numa jarra com água fresca. Certifique-se de que as hastes estão, pelo menos, parcialmente cobertas de água.

Coloque a jarra num local onde não apanhe luz solar directa.

Não adicione mais água na jarra à medida que a água se vai evaporando. Assim, permitirá que as hortênsias sequem lentamente e naturalmente.

Quando a água evaporar totalmente, as flores deverão manter uma estrutura forte sem risco de se começarem a despedaçar mal sejam tocadas.

Outra forma de secagem

Se preferir poderá secar as flores pendurando-as de cabeça para baixo – disponha as flores imdividualmente ao invés de as agrupar.
A secagem feita desta maneira também mantém a beleza das flores, mas estas ficam com uma estrutura mais frágil.

No entanto, tenha a atenção que as cores das hortências duram somente cerca de um ano. Após este tempo a cor começará a desaparecer!
Aprenda a melhor melhor maneira para preservar hortênsias
Se gostou deste artigo, leia também:

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.