Já conhece a Flor do Natal?

A Flor do Natal marca cada vez mais presença nas tradições de Natal Portuguesas

Conhecida como a Flor do Natal, Estrela de Belém ou Bico de Papagaio, a Poinsétia tornou-se “a” Flor de Natal, dada a sua beleza e sobretudo ao facto da sua época de floração ser precisamente de Outubro a Fevereiro – coincidindo com a época Natalícia.

 

Já conhece a Flor do Natal?

 

 

“Descoberta” no México durante o século XIX foi-se tornando aos poucos uma presença cada vez mais constante nas decorações de Natal, tendo já tradição nos lares portugueses. Considerada muitas vezes um pequeno arbusto, pois pode atingir até 4 metros de altura, a planta é semi-lenhosa, com flores e folhas cuja textura assemelha-se à pele. Com folhas largas e de cor verde escura, formam-se na ponta brácteas vermelhas (nos mais diversos tons – do mais claro ao mais escuro), mas existem também variedades brancas, cor-de-rosa e alaranjadas.

Flor do Natal

Como plantar

Talvez seja uma boa ideia, após usar durante o Natal nas decorações, passar para o exterior e acrescentar uma belíssima flor de inverno ao seu jardim. Deve ter em consideração que é uma planta que gosta de exposição solar mas que não gosta de correntes de ar e exposição ao frio – procure um local abrigado do Norte e bem exposto a Sul para lhe dar condições para crescer saudável.

Em termos de solo, a Poinsétia prefere um solo arenoso ao qual deve acrescentar alguma matéria orgânica.

Não gosta de água em excesso, pelo que as regas devem ser ponderadas, note, a rega em demasia pode levar ao apodrecimento da planta.

Este Natal surpreenda os seus familiares e amigos com a presença de uma Flor de Natal nas suas decorações!

 

Já conhece a Flor do Natal?

 

Se gosta de plantas típicas da época de Natal, leia também: Cacto de Natal

 

Note, também, que apesar de não ser mortal, é uma planta tóxica para humanos e animais domésticos. Deve evitar o contacto com a pele ou ingestão – sendo que no caso do contacto com a pele poderá desenvolver uma irritação com comichão, eventualmente inchaço nas pálpebras e mesmo afectar a visão. A ingestão pode levar a náusea, vómitos e mesmo diarreia.

 

Já conhece a Flor do Natal?

 

Imagens:
gardenista.com

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.