Mézinhas caseiras para dormir melhor

Infelizmente, e por diversas razões como stress, problemas de saúde, falta de exercício, entre outras, muitos de nós têm dificuldades em adormecer e dormir profundamente. Por isso trazemos um conjunto de mézinhas caseiras para dormir melhor, para ajudar a conseguir descansar e relaxar.

 

Mézinhas caseiras para dormir melhor

Dormir é fundamental, e a falta de sono pode gerar enormes constrangimentos no seu dia-a-dia, e inclusivamente problemas de saúde. Para evitar a utilização de medicamentos convencionais, procurámos compilar neste artigos algumas mézinhas, truques e dicas para conseguir melhorar as suas noites.

 

Mézinhas caseiras para dormir melhor

 

Chás que ajudam a adormecer

Camomila

Conhecido pelos diversos benefícios para a saúde, o chá de camomila é excelente para melhorar qualidade do sono, pois tem uma acção calmante e relaxante. Deve ser consumido pouco antes de dormir.

Lavanda (Alfazema)

O chá de Lavanda/Alfazema promove sensação de relaxamento e alivia o stress, garantindo uma noite de sono tranquila. Deve ser tomada uma chávena diariamente antes de dormir.

Erva cidreira

Também conhecido como chá de Melissa,  possui ação calmante no organismo, auxiliando a ter uma boa noite de sono. Deve deixar as folhas de erva cidreira em infusão por alguns minutos e tomar uma chávena de chá diariamente antes de dormir.

Capim-limão (Erva-príncipe)

O chá de capim-limão é usado há muitos anos como método medicinal para melhorar a qualidade de sono. Deve deixar o capim-limão em infusão e tomar antes de dormir.

Maracujá (ou Passiflora)

O maracujá é uma fruta conhecida por seu efeito calmante e ao ser consumido em chá ajuda a combater a insónia. Devem ser usadas as folhas de maracujá em infusão. O chá deve ser tomado diariamente antes de dormir.

 

Mézinhas caseiras para dormir melhor

 

Valeriana

Outro chá que também pode ser usado para garantir um melhor de sono é o chá de valeriana, pois é um ótimo relaxante e trata a ansiedade. Para consumir o chá de valeriana deve fazer uma infusão com o caule e suas raízes e tomar uma xícara três vezes ao dia.

Alface

O chá de alface é excelente para tratar a insônia já que possui propriedades soníferas e calmantes. Deve deixar as folhas de alface em infusão por 10 minutos e logo em seguida coar. O consumo deve ser feito antes de dormir.

Erva-de-são-joão

O chá de erva-de-São-João possui ação calmante e é um ótimo tratamento para casos de depressão, sendo também usado para tratar a insônia. Deve ser feito com as folhas secas da erva em infusão por 10 minutos. A bebida deve ser consumida antes de dormir.

 

Mézinhas caseiras para dormir melhor

 

Sumo para combater a insónia

Também pode misturar chás e frutas para fazer um sumo relaxante para ajudar a adormecer:

  • 1 maçã;
  • 1 chávena de chá de camomila;
  • 3 folhas frescas de erva-cidreira;
  • 1 colher de mel.

Com um triturador misture todos os ingredientes, bebendo o sumo na hora de ir dormir.

 

Xarope de ervas para a insónia

  • 3 colheres (sopa) de erva-cidreira;
  • 1 colher (chá) das raízes da valeriana;
  • 1 xícara de chá de mel de laranjeira.

Coloque as ervas num recipiente de vidro e cubra com o mel. Tape bem e deixe em repouso por 12 horas. Após este momento, amasse bem as ervas com ajuda de um pilão ou com o cabo da colher de pau – para extrair ao máximo as suas propriedades, coe e tome 3 colheres de sopa do xarope antes de ir dormir.

 

Aromaterapia para adormecer

Experimente aromaterapia com óleo essencial de lavanda, camomila e ylang ylang – além do excelente aroma que terá na sua casa estes óleos têm propriedades que vão ajudar a adormecer.

Além destas mézinhas deve também considerar:

  • Evitar exposição a aparelhos electrónicos nas duas horas antes de ir dormir, sobretudo telemóvel pois  a sua luminosidade engana o cérebro.
  • Evite alimentos muitos açucarados antes de ir dormir, opte por alimentos de fácil digestão, refeições leves e termine a refeição com um chá. Comer carboidratos, tais como biscoitos integrais antes de deitar. Também deve incluir alimentos ricos em vitamina B6 encontrada no germe de trigo, sementes de girassol, e banana; e alimentos ricos em magnésio, que são leguminosas e sementes, vegetais de folhas verdes escuras, farelo de trigo, amêndoas, castanha de caju, levedura de cerveja e grãos integrais.
  • Evite café durante a tarde e, obviamente, noite.
  • Evite tabaco e álcool.
  • Equacione praticar Yoga e Meditação, duas práticas com reconhecidos efeitos relaxantes e calmantes.

Apesar de todas estas mézinhas, truques e recomendações caso possua um problema grave de insónia não deve deixar de consultar o seu médico – pode ser sinal de algum problema de saúde mais grave.

 

Mézinhas caseiras para dormir melhor

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.