Blog

Gosta de cravinas? Saiba tudo sobre esta planta ornamental!

in Jardim/Horta, Medicina Natural

Gosta de cravinas? Saiba tudo sobre esta planta ornamental!

As cravinas têm como nome científico Dianthus caryophyllus, pertencem à família Caryophyllaceae e podem alcançar um metro de altura!

As cravinas são popularmente conhecidas por craveiros, cravos dos poetas ou cravinas dos jardins. Existem inúmeras tonalidades e misturas de cores como o branco, amarelo, rosa, vermelho, etc. As cravinas possuem um aroma doce e suave. São fáceis de manter, são muito resistentes e duradouras. Esta planta é bastante benéfica para a sua horta / jardim pois atrai insectos polinizadores, por exemplo: abelhas. Também funciona como planta repelente de formigas , sendo extremamente eficaz. Aprenda a atrair insectos polinizadores para o seu jardim com este pulverizador natural caseiro As cravinas já eram utilizadas pelos gregos, há mais de 2000 anos, em coroas para cerimónias. Ao longo da história, esta flor tem assumido vários significados – fidelidade matrimonial (Renascimento) e amor pelos pais (Coreia). Já em Portugal, o cravo vermelho é o símbolo da Revolução dos Cravos, realizada a 25 de Abril de 1974. Gosta de cravinas? Saiba tudo sobre esta planta ornamental!

Curiosidade: Sabia que para extrair 100g de óleo essencial são necessários 500kg de flores de cravinas?

Esta planta também possui certas propriedades e indicações terapêuticas / medicinais:
  • anti-espasmódica
  • estimulante
  • calmante
  • vermífuga
  • tratamento de doenças coronárias

Cravinas

Cultivo

As cravinas gostam de solos arenosos, fertéis e bem drenados. Toleram bem a exposição marítima e a poluição atmosférica. A terra adequada para o cultivo de cravinas é uma mistura de 50% de terra orgânica bem adubada e 50% de areia grossa. Como as cravinas não gostam de solos encharcados de água não se esqueça de colocar pedras no fundo dos vasos ou floreiras. Podem ser plantadas ou semeadas em canteiros, vasos ou floreiras. A plantação nos locais permanentes deve ser realizada no final da primavera ou no início do verão, depois das últimas geadas. A floração normalmente dá-se entre Julho e Agosto. Gosta de cravinas? Saiba tudo sobre esta planta ornamental!

Luz e temperatura

Esta planta tolera temperaturas até cerca de -10ºC, mas normalmente gostam de exposição solar. Tenha em atenção que em caso de ambientes e climas húmidos podem desenvolver fungos.

Regas

As cravinas gostam de solos húmidos mas nunca encharcados.

Propagação

Poderá comprar mudas ou propagá-las através de sementeira. As sementes germinam entre 2 a 3 semanas se estiverem expostas a temperaturas próximas de 15ºC.

Poda

A poda deve ser feita logo após a floração. Gosta de cravinas? Saiba tudo sobre esta planta ornamental!

Onde comprar

Encontram facilmente estas plantas em hipermercados, centros de jardinagem e lojas agrícolas. Se gosta de jardinagem, leia também: Calendário de flores Sardinheiras – Aprenda a plantar e a cuidar desta planta ornamental Glicínia – Cuidados a ter com esta trepadeira ornamental Couve ornamental – Conhece esta novidade para o seu jardim? Aprenda o que fazer para que as orquídeas voltem a florir Peónias – Aprenda a plantar e a cuidar desta planta especial Como mudar as cores das hortênsias

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *