Blog

Existem plantas que atraem borboletas – saiba quais!

in Jardim/Horta

Existem plantas que atraem borboletas - saiba quais!

A primavera está a chegar, tempo alegre e de renovação. E não há nada melhor do que a acompanhar com flores e borboletas!

Sabia que é possível dar um “empurrãozinho” à natureza e fazer com que as borboletas visitem frequentemente os seus vasos / jardim?

Existem espécies de plantas adequadas, de fácil cultivo em vasos ou canteiros, que atraem borboletas para a sua varanda ou para o seu jardim.

As borboletas, tal como as abelhas, procuram flores cheias de néctar para se alimentarem. Esta procura também serve para hospedar as suas larvas para a sua procriação.

Existem plantas que atraem borboletas - saiba quais!

Estas criaturas fascinantes nascem onde as suas progenitoras põem seus ovos, ou seja nas plantas que alimentarão as lagartas! Por isso, se pretende ter um jardim colorido cheio de borboletas tenha em atenção que na época anterior irá sofrer alguns ataques de lagartas a comerem as folhas das suas plantas.

Mas vai ver que valerá a pena! As borboletas são parte integrante do ecossistema. A sua principal função na natureza é a polinização das flores e, consequentemente, a produção de frutos e sementes.

As populações de borboletas também enfrentam riscos com a utilização de pesticidas. Por exemplo, as borboletas monarcas dependem das asclépias como alimento e como local para criar larvas. Infelizmente, as asclépias são alvo de pulverização de herbicidas ao longo das estradas e nas propriedades rurais.

Dependendo da espécie, as borboletas alimentam-se de néctar e pólen, frutas maduras ou apodrecidas, esterco, matéria orgânica em decomposição, etc.

Existem plantas que atraem borboletas - saiba quais!

Plantas hospedeiras das borboletas

  • salsa atrai a borboleta cauda-de-andorinha (Papilio machaon)
  • couves, couve-flor e bróculos traem a borboleta branca da couve
  • asclepias atraem as borboletas monarcas
  • e muitas outras mais que dependem do clima da zona onde se encontra.

Um jardim que se preze tem de tudo um pouco e, certas plantas devem ser mantidas como abrigo para certos animais.

Saiba mais sobre abrigos para animais: Construa um hotel de insectos benéficos para a sua horta/jardim

Existem plantas que atraem borboletas - saiba quais!

Plantas que atraem borboletas

Mantenha os vasos e os canteiros em espaços abertos, ensolarados e bem abrigados do vento. As borboletas necessitam de sol para se orientarem e para secarem e aquecerem as asas para voar.

Crie quebra-ventos para que a brisa calma lhes permita voar facilmente.

É importante ter uma fonte de água próxima:

Uma pequena bacia com água e com algumas pedras ou paus é uma excelente ideia para que as borboletas possam beber água sem se afogarem e tomarem banhos de sol para secar as asas.

Não se esqueça de plantar plantas hospedeiras para que as borboletas adultas possam colocar os seus ovos e espécies de plantas que floresçam em épocas alternadas para que as borboletas tenham sempre alimento disponível.

Existem plantas que atraem borboletas - saiba quais!

Convide borboletas para o seu jardim com as seguintes plantas:

Existem plantas que atraem borboletas - saiba quais!

Saiba mais sobre como atrair animais benéficos para o seu jardim:

Como atrair joaninhas para o seu jardim

Existem plantas que atraem borboletas - saiba quais!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *