Blog

Sabe porque o Castelo do Queijo tem este nome?

in Saberes

Sabe porque o Castelo do Queijo tem este nome?

O Castelo do Queijo situa-se à beira mar, na Praça Gonçalves Zarco na freguesia de Nevogilde pertencente ao concelho do Porto.

Muitos não sabem, mas o verdadeiro nome desta fortificação é Forte de São Francisco Xavier. A sua paisagem é dominada por afloramentos rochosos que envolvem o areal e os variados turistas que por ali passam.

Dizem que este local é um dos melhores pontos da cidade para se observar o pôr-do-sol.

 

Sabe porque o Castelo do Queijo tem este nome?

 

Castelo do Queijo

Esta fortificação encontra-se à beira mar junto à praia com o mesmo nome.

É composto por delineamento angular, amplas plataformas de tiro, grossíssimas paredes, com fossos para a terra firme e a entrada é feita por uma imponente porta levadiça. Do lado norte, poderá encontrar também o escudo das armas portuguesas.

Nele existiu, em tempos, um oratório dedicado a São Francisco Xavier, que estava colocado na sala da casa principal do Castelo.

O Forte de São Francisco Xavier é conhecido, entre os portuenses, como Castelo do Queijo pois dizem que foi construído em cima de uma rochedo de granito cujo formato arredondado fazia lembrar um queijo.

 

Sabe porque o Castelo do Queijo tem este nome?

 

O certo é que desde os tempos imemoriais que se diz que esse enorme rochedo era um lugar sagrado para os Draganes, uma tribo Céltica que veio para a Península Ibérica seis séculos antes de Cristo.

O forte foi construído para defender a costa dos ataques dos piratas vindos do Norte de África (séc. XVII). A ideia da sua construção terá surgido no século XVI, mas como a zona não tinha, naquela época, muito interesse estratégico, a construção foi adiada.

 

Sabe porque o Castelo do Queijo tem este nome?

 

Durante a Guerra Civil (1828-1834) foi ocupado pelas tropas de D. Miguel e acabou por ver parte da sua estrutura destruída. Chegou a ser abandonado e saqueado pela população.

Hoje em dia, esta belíssima obra de arte encontra-se restaurada e está entregue à Associação de Comandos do Norte. Aqui, poderá encontrar um museu histórico-militar que recebe exposições e outros eventos.

 

Sabe porque o Castelo do Queijo tem este nome?

 

Imagens:
www.flickr.com/photos/zerrodrigues/
www.trover.com/u/travelholicpath

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *