Blog

Benefícios do consumo regular de raiz de Ginseng

in Medicina Natural

 

Benefícios do consumo regular de raiz de Ginseng

Certamente já conhece o Ginseng, presente em muitas bebidas energéticas e suplementos nutricionais – um autêntico super-alimento muito conhecido na medicina chinesa (acreditavam ser crucial para o equilíbrio das polaridades Ying&Yang).

Existem duas variedades, a asiática e a americana, e ambas são excelentes para consumo rotineiro de modo a obter todos os benefícios desta raíz:

1. Combate a Gripe – o seu consumo tanto previne como trata gripes, resfriados e até constipações.

2. Melhoria do Sistema Imunitário – O ginseng americano foi analisado em estudo e concluiu-se que reforça e melhora a capacidade de resposta do sistema imunitário – recomendável para todas as situações de doença.

3. Aumenta a Energia Mental e Física – daí a sua presença na bebidas e suplementos energéticos, este é o benefício mais conhecido. Pode ser usado em casos de cansaço ou fadiga extrema, prática de desporto (muitos atletas consomem com este objectivo) ou simplesmente para o manter enérgico no dia-a-dia.

4. Disfunção Erétil – segundo um estudo sul-coreano, em 60% dos casos o consumo de ginseng pode melhorar significativamente os sintomas e efeitos da disfunção erétil.

 

Chá de raíz de ginseng combate constipações

 

5. Previne Diabetes – segundo alguns estudos, o consumo de ginseng vermelho pode reduzir o açúcar no sangue, o que pode ser benéfico no caso de diabetes tipo 2 – regulando as taxas de insulina e glicose.

6. Reduz o risco de Cancro – O consumo de ginseng americano foi associado, num estudo,  à redução do risco de cancro sobretudo o colorectal (apesar do próprio estudo concluir que são necessárias mais pesquisas para comprovar a 100% esta afirmação).

7. Reduz a Hiperactividade – de acordo com algumas relatos documentos num estudo sul-coreano, o consumo de ginseng vermelho alivia os sintomas de hiperactividade em crianças e adolescentes – o que pode ser promissor dada a utilização de fármacos nesta condição.

8. Melhora a função cognitiva – Num estudo realizado na China, investigadores concluiram que o consumo de ginseng aumenta e melhora as funções cognitivas.

Comece já a integrar esta raíz na sua culinária!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *