Blog

Aprenda a fazer um spray antifúngico com camomila

in Jardim/Horta
Aprenda a fazer um spray antifungico com camomila

Este é um fungicida simples e fácil de fazer com flores e folhas de camomila.

Ou seja, sim é possível criar um spray antifúngico para as suas plantas com uma planta que se for preciso já tem no jardim / quintal.

E assim se trabalha em conjunto com a Natureza que, na maioria das vezes, nos dá tudo aquilo que precisamos.

E é precisamente esse o caso dos ingredientes deste spray que é feito somente com camomila e água da chuva.

Se por acaso o tempo estiver sorridente e solarengo sem “pinga” de chuva, podem utilizar água da torneira. Mas é importante que deixem a água em repouso durante 24h antes de a utilizarem para fazer o spray.

Decerto já vos aconteceu fazer sementeiras ou algumas mudas e as mesmas começarem a ganhar um fungo como este presente na imagem:

Aprenda a fazer um spray antifúngico com camomila

Isto costuma acontecer geralmente em sementeiras ou mudas cultivadas em ambientes fechados e com bastante humidade. As plantas lutam pela sobrevivência mas o mais certo é perderem a batalha.

Para acabar com este problema e ajudar as suas plantas a sobreviverem terá de utilizar um antifúngico. E como nós gostamos de optar por produtos naturais deixamos aqui uma solução totalmente ecológica. A parte melhor é que não vão gastar dinheiro algum a prepará-la!

Como todos sabem a camomila possui diversos benefícios para a nossa saúde, mas poucos sabem da sua componente antifúngica. Leia também:

Ou seja, podemos aproveitar as propriedades antifúngicas desta planta para tratar de outras plantas!

Aprenda a fazer um spray antifúngico com camomila

Spray antifúngico de camomila

Podem utilizar a planta fresca ou seca.

Ingredientes:

  • flores e folhas de camomila ou flores secas de camomila (chá)
  • água da chuva
  • frasco de vidro
  • frasco de spray

Se tiverem a sorte de ter camomila no vosso jardim, colham um punhado de flores e folhas e encham 1/3 de um frasco de vidro. A seguir, basta preenchê-lo com água da chuva (ou água da torneira como indicámos mais em cima). Tape o frasco e coloque-o ao sol durante 24h. Depois basta coar e colocar o líquido num frasco de spray.

Se não tiverem camomila fresca à mão podem utilizar flores secas (usadas para fazer chá). Este processo é um pouco diferente: encha 1/4 do frasco de vidro com flores secas e encha o resto do frasco com água a ferver. Deixe em infusão durante 24h. No dia seguinte, coloque o chá no frasco de spray.

Por fim , basta borrifar as plantas com o preparado. Mesmo que as plantas não tenham qualquer fungo, pode usar a mistura para prevenir o seu aparecimento. Esta mistura pode ser utilizada para regar as sementeiras / mudas.

Se gostou deste spray natural, leia também:

Spray antifúngico de bicarbonato de sódio

Aprenda a fazer um spray antifúngico com camomila
Imagens: Pinterest

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *