Blog

Comer um dente de alho por dia não sabe o bem que lhe fazia!

in Medicina Natural
Comer um dente de alho por dia não sabe o bem que lhe fazia!

O alho possui bastantes propriedades medicinais e deve ser utilizado com frequência na nossa alimentação diária!

Cá em casa o alho é utilizado para quase tudo. Pode ser utilizado na alimentação bem como em tratamentos naturais e caseiros devido à sua forte componente medicinal.

Sabia que para obter melhores resultados, o alho deve ser esmagado ou picado bem fino e deixado em repouso cerca de 10 minutos antes de ser cozinhado? Comê-lo cru é ainda melhor!

Algumas pessoas que consomem bastante alho queixam-se de um forte odor a alho no seu suor. Mas esta é uma resposta natural do organismo e só indica que o corpo está a absorver os componentes benéficos dos alhos. Para amenizar esta situação coma salsa fresca com o alho.

Comer um dente de alho por dia não sabe o bem que lhe fazia!

Se tiver algum espaço aproveite para plantar alhos e usufruir de todos os seus benefícios! Leia também:

Benefícios do alho

Devido às suas propriedades antibióticas, antifúngicas e antiparasitárias o alho pode ser utilizado no tratamento de infecções virais, bacterianas e parasitárias.

Como também tem fortes propriedades descongestionantes e expectorantes é bastante eficaz no tratamento de constipações, gripes, febre, dores de garganta, tosse convulsa, congestão a nível respiratório, catarro, bronquites, sinusites, asma, cólicas estomacais e vermes intestinais.

Em termos de problemas digestivos o alho melhora a digestão e é bastante útil para aliviar o excesso de gases, inchaço e outros problemas digestivos.

Quando consumido regularmente, o alho ajuda a reduzir níveis elevados de colesterol no sangue e a pressão arterial alta.

O alho ajuda também a reduzir o açúcar no sangue no caso dos diabéticos. Melhora a função do pâncreas e aumenta a secreção de insulina – isto ajuda o corpo a regular os níveis de açúcar no sangue e alivia os problemas associados aos níveis altos de açúcar.

Para obter todos os benefícios do alho este precisa ser consumido em todas as refeições em quantidades significativas. Adicione alguns dentes de alho em conserva à refeição!

Para além de consumir alho com regularidade também pode aproveitar os seus benefícios através da sua infusão:

Infusão de alho: Pique ou triture os dentes de alho e deixe-os em repouso durante 10 a 15 minutos. Coloque o alho num tacho e cubra com água. Aqueça a água em lume brando até começar a ferver e desligue. Deixe o alho em infusão na água durante a noite. Para uso interno tome 2 a 4 ml desta infusão, 3 vezes ao dia a seguir às refeições. Mantenha a infusão no frigorífico durante 3 dias ou no congelador durante 1 mês.

Para além de poder usufruir da sua infusão também pode fazer uma tintura caseira! Leia também:

Tratamentos naturais

Uso interno:

Coma um dente de alho crú por dia. Pode ser em jejum, mas o melhor é ser após o pequeno-almoço.

Se o dente de alho for muito grande para o engolir de uma só vez, corte-o em 2 ou 3 pedaços. Basicamente tome os pedaços de alho junto com um copo de água como se tivesse a tomar comprimidos.

Uso externo:

Acne / Calos / Verrugas: faça uma pasta de alho triturado ou amassado e coloque no local afectado. O alho vai acalmar e suavizar a pele e ainda mata a infecção viral ou bacteriana que causou o problema.

Sapinhos (candidíase oral) e Infecções fúngicas: Espalhe uma pasta de alho triturado ou amassado na área afectada várias vezes ao dia ou bocheche/aplique uma infusão de alho. Para além disso também deve comer alho diariamente para combater a infecção interna.

Comer um dente de alho por dia não sabe o bem que lhe fazia!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *