Blog

Trevos de quatro folhas – Aprenda a cuidar desta planta

in Jardim/Horta
Trevos de quatro folhas - Aprenda a cuidar desta planta

Os trevos de quatro folhas são plantas bonitas e originais que toda a gente adora. Comece já a plantar a sua sorte!

O trevo de quatro folhas pertence à família Oxalidaceae e pertencem ao género oxalis. Este nome deve-se ao seu alto teor de ácido oxálico nos seus tecidos vegetais.

O trevo de quatro folhas ornamental tem o nome científico Oxalis tetraphylla e é parente do trevo roxo que tem como nomes científicos: Oxalis trigangularis atropurpurea ou Oxalis regnelii atropurpurea.

Este trevo é fácil de identificar, pois para além de ter 4 folhas, como o seu nome indica, tem também uma mancha bordeaux no centro das folhas verdes. Nos países de língua inglesa este trevo é também conhecido por Oxalis tetraphylla ‘Iron Cross’ (cruz de ferro).

Trata-se de uma planta bulbosa originária do México e podem ser cultivados tanto no interior de casa como no exterior.

O trevo de quatro folhas tem um crescimento rápido e produz flores rosadas que aparecem durante os meses mais quentes do ano, ou seja, na Primavera e no Verão.

As folhas desta planta fecham à noite e voltam a abrir durante o dia.

Trevos de quatro folhas - Aprenda a cuidar desta planta

Como plantar trevos de quatro folhas

Sementeira / plantação

O ideal é plantar os bulbos no início da Primavera assim que as temperaturas começam a subir.

Não é necessário afundá-los muito no solo, basta cobri-los com uma camada fina de terra.

Não há nenhuma orientação definida para o posicionamento do bolbo. Por isso, pode colocá-lo na terra em qualquer posição.

Luz e temperatura

Prefere temperaturas amenas daí dar-se muito bem dentro de casa.

Na fase inicial da plantação dos bolbos, mantenha o vaso num local com luz indirecta no caso de viver numa zona de clima muito quente. Se o sol não for assim tão forte pode manter o vaso num local que apanhe luz de manha ou ao final da tarde.

Assim que a planta estiver mais desenvolvida vai preferir mais tempo de sol directo.

Pode ser plantado em condições de sol pleno. Gosta de luminosidade mas esta pode ser indirecta. No mínimo 3 a 4 horas por dia de sol directo é suficiente.

Pode colocar o vaso no parapeito de uma janela ensolarada, num terraço, varanda ou mesmo no quintal.

Se os trevos começarem a alongar os caules em demasia é sinal de que não estão a apanhar luz suficiente. Desta forma, a planta irá ter um crescimento deficiente e não irá florescer.

Trevos de quatro folhas - Aprenda a cuidar desta planta

Tipo de solo

Os trevos gostam de solos ricos em matéria orgânica, arejados e facilmente drenáveis.

Caso plante os bolbos em vaso certifique-se que os orifícios de drenagem se encontram desobstruídos.

Regas

No início, enquanto não há existência de raízes nem folhas, as regas devem ser feitas com cuidado pois o excesso de humidade pode fazer com que o bolbo apodreça. Por isso, mantenha a terra levemente húmida até que o bolbo comece a brotar.

Durante o período de dormência deve diminuir a frequência das regas para apenas uma vez por semana ou de 15 em 15 dias, até que as temperaturas voltem a subir.

Trevos de quatro folhas - Aprenda a cuidar desta planta

Manutenção

Depois que o bolbo brotar pode utilizar um adubo líquido uma vez por mês, alternando com regas. Leia também:

Após o tempo quente e assim que as flores murcharem, a planta irá perder as suas folhas. Mas não se preocupe pois a planta está a entrar no processo de dormência.

O bolbo mantém-se na terra e mal as condições de temperatura voltem a ser favoráveis, este irá voltar a rebentar e a produzir novas folhas e flores.

Durante o período de dormência não deve adubar a planta.

Propagação

A sua propagação pode ser feita por sementes, mas não aconselhamos por ser um processo difícil e moroso. É mais simples fazer a propagação a partir dos bolbos. Próximo dos bolbos originalmente plantados formam-se outros mais pequenos.

No final do período de dormência os bolbos podem ser desenterrados e separados. Os bolbos pequenos podem ser replantados, assim que o tempo estiver mais quente, para gerar novas plantas.

Pragas e doenças

Esta planta pode ser susceptível ao ataque de pulgões e cochonilhas. Leia também:

Não deixe de fertilizar a planta regularmente mesmo que esta estiver a sofrer de alguma doença ou ataque. Os nutrientes presentes no adubo irão ajudá-la a suportar os sintomas e a recuperar mais rápido.

Trevos de quatro folhas - Aprenda a cuidar desta planta

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *