Blog

Aprenda a fazer champô sólido com ingredientes naturais

in Beleza e bem-estar
Aprenda a fazer champô sólido com ingredientes naturais

A maioria dos que experimentam fica totalmente rendida, pois os benefícios pesam mais na balança do que as desvantagens.

Os champôs sólidos estão na moda e parece que vieram para ficar!

Mas porque será que estão a ter tanto sucesso? Na realidade, o champô sólido nada mais é que um sabonete! Claro que os ingredientes são bastante importantes para tornar esse sabonete indicado para o seu tipo de cabelo.

A base glicerinada deve ser de origem vegetal, sendo encontrada facilmente à venda em lojas online de produtos naturais.

Existem outras variedade, mas escolhemos a de argão, pois as suas propriedades antioxidantes protegem o cabelo dos danos provocados pelos radicais livres, formando uma camada protectora em torno dos fios que previne o envelhecimento e a desidratação causados por agressores externos (sol, poluição, prancha de alisamento, etc).

O óleo de rícino desempenha um papel fundamental no metabolismo capilar. Ao fornecer os elementos essenciais para o crescimento, o cabelo ganha rapidamente força e brilho.

Diz-se que este óleo também estimula o crescimento do cabelo. Apesar de ainda não estar provado cientificamente, pensa-se que essa estimulação estará associada à massagem, e esta sim é a resposta pelo efeito observado.

O óleo de rícino já era utilizado há mais de 3000 anos pelas mulheres egípcias como tratamento de beleza “mágico” para a pele e para os cabelos. Mas este óleo, ainda hoje, continua a manter a sua reputação devido aos seus benefícios eficazes. Hoje sabemos que não é “magia”, mas sim ciência!

A manteiga de karité tem um papel fundamental para hidratar e recuperar os fios de cabelo danificados, dá brilho e suavidade ao cabelo, previne as pontas espigadas, reduz o frizz e protege o cabelo dos raios UV.

Aprenda a fazer champô sólido com ingredientes naturais

Este champô pode ainda ser personalizado à sua medida. Basta utilizar um ou vários óleos essenciais consoante o seu tipo de cabelo:

Cabelos cresposYlang-ylang
Cabelos finos e sem volumeErva-cidreira
Pau rosa
Cabelos loiros naturais ou pintadosCamomila
Cabelos oleososBergamota
Limão
Sálvia
Toranja
Hortelã-pimenta
Cedro
Cabelos secosAlfazema
Gerânio
Sândalo
Rosa
Cabelos sem brilhoGerânio
Ylang-ylang
CaspaMelaleuca (árvore-do-chá)
Gerânio
Alecrim
Palmarosa
Comichão no couro cabeludoAlfazema
Alecrim
Sálvia
Melaleuca (árvore-do-chá)
Queda de cabeloLimão
Toranja
Alecrim
Alfazema
Hortelã-pimenta
Sálvia
Cedro

Champô sólido

Ingredientes:

  • 450g de base glicerinada com argão
  • 1 colher de chá de manteiga de karité (ou óleo de coco)
  • 2 colheres de chá de óleo de rícino
  • 25 gotas de óleos essenciais à escolha (por ex: 15 gotas de ylang-ylang + 10 gotas de gerânio ou 15 gotas de limão + 10 gotas de bergamota)
  • moldes de silicone
  • frasco de spray com álcool

Comece por cortar a base glicerinada de forma a utilizar somente 450g. Derreta a base em banho-maria juntamente com a manteiga de karité.

Assim que estiverem totalmente derretidas, retire do lume e acrescente o óleo de rícino. Mexa bem.

De seguida, acrescente os óleos essenciais à sua escolha.

Aprenda a fazer champô sólido com ingredientes naturais

Transfira a mistura para os moldes de silicone e pulverize com álcool para evitar o aparecimento de bolhas de ar. Ao final de 24h, está pronto.

As barras de champô devem ser guardadas em sacos de papel num local fresco e escuro.

Validade: 1 ano

Como utilizar:

  1. Corte a barra em 3 partes iguais: irá assim, evitar o desperdício e fazer com que o produto dure mais tempo. Utilize cada parte até ao fim antes de começar a utilizar a seguinte. Para evitar qualquer tipo de contaminação ou de perda de nutrientes, recomendamos que guarde a barra do champô numa saboneteira específica. Desta forma, protege a barra de impurezas e mantém o produto intacto por mais tempo.
  2. Molhe bem o cabelo e o couro cabeludo: como o champô é sólido, quanto mais molhado estiver o cabelo, melhor será a aplicação do produto.
  3. Aplique o champô no couro cabeludo: inicie a aplicação esfregando a barra ao longo de todo o couro cabeludo. É importante mencionar que nesta fase não se deve esfregar a barra nos cabelos mas apenas na raiz e no couro cabeludo. Depois da aplicação, massaje bem para criar uma espuma bem generosa de produto.
  4. Espalhe a espuma ao longo do comprimento do cabelo: só a espuma já é suficiente para lavar o cabelo. Certifique-se de que a espuma cobre toda a extensão do seu cabelo.
    Não esfregue excessivamente, penteie apenas para espalhar a espuma.
  5. Enxague com água corrente: enxague bem o cabelo para remover toda a espuma. Comece por removê-la do couro cabeludo e depois ao longo do comprimento do cabelo. Não deixe nenhum resíduo do produto no cabelo, nem no couro cabeludo. Por este motivo, recomenda-se fazer a lavagem com água corrente e abundante.
  6. Finalize com um amaciador natural: ao secar o cabelo, não esfregue demasiado com a toalha, encostando-a apenas para retirar o excesso de água. Como se deve secar o cabelo naturalmente, procure fazer este procedimento aos fins-de-semana ou quando tiver mais tempo disponível. Leia também:

Vantagens do champô sólido

Duram mais tempo: como as barras de sabão são mais concentradas do que os champôs líquidos, acabam por durar mais uma barra de 100g pode render 40 lavagens.

Ocupam menos espaço: os champôs sólidos são óptimos para economizar espaço, pois são muito mais pequenos e mais leves do que os champôs líquidos.

São mais fáceis de transportar: por exemplo, em viagens de avião.

Têm menor impacto ambiental: as embalagens dos champôs sólidos são mais pequenas e compactas e são feitas de materiais naturais e biodegradáveis/recicláveis. Na realidade, o champô sólido praticamente não
necessita de nenhuma embalagem.

Existem variedades para todos os gostos e tipos de cabelo.

Desvantagens do champô sólido

A sua aplicação não é fácil para quem tem o cabelo bastante comprido.

Custam praticamente o mesmo que um champô líquido convencional.

Se gosta de fazer os seus próprios produtos de beleza e bem estar, compre os nossos livros. Apresentamos várias receitas de higiene pessoal, beleza e bem estar e limpeza da casa – fáceis de preparar, ecológicas e feitas somente com produtos naturais:

Aprenda a fazer champô sólido com ingredientes naturais

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *