Blog

Shots de gengibre que ajudam a prevenir doenças

in Medicina Natural
Shots de gengibre que ajudam a prevenir doenças

Basicamente estes shots são bebidas concentradas feitas com a raiz fresca de gengibre que ajudam a reforçar as defesas do seu organismo!

Embora estes shots se tenham tornado populares apenas recentemente, os elixires de gengibre são usados desde os tempos antigos para tratar uma variadas de doenças.

Os ingredientes podem variar de acordo com a receita. Alguns contêm apenas sumo de gengibre fresco enquanto outras incluem sumo de limão, sumo de laranja, curcuma (açafrão-da-terra), pimenta caiena e/ou mel – de forma a potenciar os seus efeitos.

Estes pedacinhos de saúde já estão disponíveis em certas lojas de produtos naturais, mas são tão caros e simples que não há desculpas para não os fazer em casa!

Devido à sua alta concentração de gengibre, os shots podem ser picantes e um pouco desagradáveis. Por isso são feitos em pequenas quantidades e normalmente consumidos num ou dois goles.

Benefícios

  • O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias potentes e uma variedade de antioxidantes, que são substâncias que protegem o organismo contra os danos causados por moléculas instáveis (os chamados radicais livres).
  • Além disso, outros ingredientes comuns que podem ser incluídos nestes shots, como o limão e a curcuma, possuem também fortes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Estudos demonstraram que o extracto de gengibre reduz a inflamação em pessoas com doenças como a artrite reumatóide, doença inflamatória intestinal, asma e até em certos tipos de cancro.

Um estudo feito, durante 2 meses, com 64 pessoas que sofriam de diabetes tipo II revelou que a toma de 2g de gengibre em pó diariamente reduziu significativamente os níveis de proteínas inflamatórias, em comparação com a toma de um placebo. Leia o estudo aqui.

Outro estudo feito com atletas do sexo masculino que receberam 1,5g de gengibre em pó diariamente durante 6 semanas tiveram reduções significativas nos níveis de marcadores inflamatórios em comparação com atletas que receberam placebo. Veja o estudo aqui.

  • O gengibre também é um tratamento natural bastante comum para combater problemas estomacais (como o inchaço e a indigestão) e cólicas intestinais.
  • Ajuda a acabar com as náuseas e os vómitos sendo um tratamento natural para grávidas e pessoas sujeitas a quimioterapia. Vejja os estudos aqui e aqui.
  • Fortalece o sistema imunitário. Embora a inflamação aguda seja uma parte importante da resposta imune normal, a inflamação crónica pode prejudicar o sistema imunológico aumentando potencialmente a probabilidade do aparecimento de uma doença.
  • Possui poderosas propriedades antivirais e antibacterianas;
  • Controla os níveis de açúcar no sangue;
  • Reduz significativamente o peso corporal;
  • Diminui a fome;
  • Aumenta o efeito térmico das calorias que queimamos durante a digestão dos alimentos, etc.

Se quiser saber mais benefícios do consumo de gengibre, leia também:

Shots de gengibre que ajudam a prevenir doenças

Shots de gengibre

Ingredientes:

  • 24g de gengibre fresco descascado e ralado
  • 1/2 chávena de água
  • 60ml de sumo de limão
  • 1 colher de sopa de mel

Coloque os 3 ingredientes num liquidificador. Bater bem.

Depois coe, e guarde a mistura em frasquinhos de vidro pequenos e guarde-os no frigorífico.

Tome, aproximadamente, 30ml por dia.

Validade: 5 dias

Dica: Se quiser ser criativo pode adicionar outros ingredientes, como curcuma (açafrão-da-terra), uma pitada de pimenta-caiena ou de canela, sumo de laranja, etc. Brevemente iremos fazer mais alguns artigos com outras receitas de shots medicinais que pode fazer em casa facilmente!

Shots de gengibre que ajudam a prevenir doenças

Caso não tenha gengibre fresco, também pode fazer estes shots com gengibre em pó!

Ingredientes:

  • 1/2 chávena de água
  • 1 colher de café de gengibre em pó (rasa)
  • sumo de meio limão
  • 1 colher de sopa de mel

Juntar a água e o gengibre numa taça. Mexer muito bem para desfazer os grumos.

A seguir, junte o sumo de limão e o mel. Mexa bem.

Deixe em repouso durante 15 a 20 minutos.

Distribuir a mistura por frasquinhos e guarde-os no frigorífico.

A toma e a validade desta receita são iguais às da anterior.

Contra-indicações

Embora a ingestão de uma dose de gengibre seja geralmente considerada segura para a maioria das pessoas, existem alguns efeitos colaterais.

Pessoas que tomam anticoagulantes (como a varfarina) devem moderar o consumo de gengibre e evitar estes shots.

Como o gengibre pode diminuir os níveis de açúcar no sangue, as pessoas com diabetes devem estar atentas ao consumo de grandes doses de gengibre.

Pessoas alérgicas ao gengibre.

É recomendado a toma de 3 a 4g por dia de gengibre e não mais do que isso. Foi comprovado que ingerir mais de 6g de gengibre por dia causa problemas gastrointestinais, diarreia, azia e refluxo.

Grávidas devem limitar-se a 1g por dia.

Se quiser aprender mais receitas e tratamentos naturais feitos com gengibre, leia também:

Também pode aprender a produzir gengibre em casa! Leia também:

Shots de gengibre que ajudam a prevenir doenças

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *