Blog

Malephora crocea – Aprenda a cuidar desta planta suculenta

in Jardim/Horta
Malephora crocea - Aprenda a cuidar desta planta suculenta

Se gosta de plantas floridas, resistentes e que não necessitam de grandes cuidados, esta é a suculenta ideal para si!

A Malephora crocea cresce naturalmente a uma altitude de 1100 a 1600 metros. Normalmente o seu habitat natural é o Deserto de Karoo na África do Sul e na Namíbia. Também se pode adaptar perfeitamente bem a outras zonas quentes, secas e sem geadas. Graças a isto, é uma planta que se espalhou por todo o mundo com usos totalmente ornamentais.

A palavra “malephora” provém do grego “Maleo” que significa “charme/encanto” e “Pherein” significa “transportar“. Refere-se ao facto de que o Malephora crocea tem um encanto que o faz ser utilizado para ornamentação.

As folhas são alongadas, lisas, e não têm “pêlos” como certas plantas do grupo das suculentas. Algumas possuem pequenos pêlos que servem para se protegerem das mudanças de temperatura e reterem humidade. As suas folhas não espinhosas são sempre de cor verde clara ou verde-acinzentada. Podem tornar-se glaciares e tornarem-se mais avermelhadas se sofrerem de falta de água. Deve por isso ter em conta que estas plantas são típicas de zonas desérticas, pelo que estão completamente adaptadas à seca.

Produzem flores pequenas, mas abundantes, com cores brilhantes e vistosas que passam pelo branco, amarelo, laranja, rosa, etc. A floração dá-se no início da Primavera até ao final do Verão.

Dica: Se quiser ter um jardim vistoso, esta é das plantas mais rápidas a produzir flores num curto espaço de tempo.

Esta planta rastejante adora a luz solar directa, as flores abrem completamente durante as horas centrais do dia.

A planta Malephora crocea (também conhecida como Croceum Iceplant) não deve ser confundida com Carpobrotus edulis (também conhecida como chorão-das-praias) que é também uma planta suculenta.

A flor de Malephora crocea abre-se quando o dia está claro e ensolarado, e por esta razão, muitas pessoas confundem as flores de Malephora crocea com Carpobrotus edulis.

Esta planta atrai insectos benéficos como abelhas, vespas e outros insectos polinizadores que são atraídos pelo néctar produzido pelas flores.

À medida que a planta cresce, forma uma cobertura de solo de longo florescimento.

É considerada uma planta invasiva devido à sua facilidade de crescimento. Na natureza partes da planta quebram-se (caules, folhas) e voltam a pegar tal como uma suculenta normal. Além disso, demonstrou ser resistente ao fogo, calor e seca, e pode adaptar-se muito bem a diferentes tipos de solos e climas, tais como climas costeiros, com elevada tolerância a uma grande variedade de condições de solo, tais como solos costeiros com elevado teor de sal. Por este motivo, recomendamos manter a Malephora crocea em vasos, onde será mais fácil controlar o seu crescimento e propagação.

Observação: A Malephora crocea não deve ser ingerida por seres humanos!

Malephora crocea - Aprenda a cuidar desta planta suculenta

Como plantar Malephora crocea

Tem um crescimento bastante rápido e as suas flores prosperam durante o primeiro ano.

Clima, luz e temperatura

Necessita de uma exposição prolongada ao sol para conseguir uma boa floração. Pode resistir a alguma geada esporádica mas de muito baixa intensidade. As temperaturas não devem descer abaixo dos 5°C negativos.

Tipo de solo

Podem crescer em quase qualquer tipo de solo, desde que seja bem drenado e não acumule chuva ou água de irrigação. Graças à sua adaptabilidade, crescem em solos pobres e arenosos.

Regas

São muito resistentes à seca pois possuem mecanismos de retenção de água. Por conseguinte, a rega deve ser muito moderada. Uma pequena quantidade de água é suficiente se o Verão for demasiado seco e quente. Se a planta sofrer de uma seca extrema, as suas folhas vão tornar-se avermelhadas.

O maior risco para esta planta, bem como para as plantas suculentas, é a rega excessiva, uma vez que são resistentes a pragas e doenças do jardim.

Propagação

Como outras plantas suculentas propaga-se facilmente através de estacas e sementes.

Fertilização

Embora não seja necessário, pode ser fertilizado no final do Inverno com algum composto bem decomposto ou composto caseiro.

Manutenção

Pode podar as flores quando estas começarem a ficar desbotadas. Assim irá deixar espaço para melhorar a floração seguinte.

Malephora crocea - Aprenda a cuidar desta planta suculenta

Esta planta é sempre-verde e tem um hábito rastejante. Não pode ser pisada e não é comestível pelos humanos. São bastante pequenas em tamanho e têm algumas características especiais.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *