Blog

Vaso das 7 ervas para afastar as más energias de casa

in Jardim/Horta, Soluções para casa
Vaso das 7 ervas para afastar as más energias de casa

O vaso das 7 ervas além de deixar os ambientes mais belos também melhora a qualidade de vida dos habitantes da casa.

Esta é uma tradição da cultura afro-brasileira, utilizada em rituais religiosos.

O vaso é um arranjo composto por 7 tipos diferentes de plantas que representam orixás (divindades) e é utilizado para purificar e proteger ambientes.

Diz-se que este vaso com esta combinação de plantas protege a sua casa repelindo todas as energias negativas; a pessoa ao entrar irá desviar a sua atenção da porta para o vaso o que fará com que este absorva as energias negativas!

Plantas que compõem o vaso das 7 ervas

As plantas utilizadas neste vaso são plantas que, segundo crenças antigas, são utilizadas como amuletos.

  • Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia sp.) – Esta planta é regida por Marte e pelo elemento fogo servindo como um filtro energético, absorvendo e neutralizando todas as energias negativas do ambiente. Oferece protecção contra a inveja e afasta pessoas negativas, quando deixadas próximo à porta de entrada da casa. É uma das plantas preferidas para a limpeza astral.
  • Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata)– Também regida regida por Marte e pelo elemento fogo corta a energia negativa como uma verdadeira espada, afastando também a inveja e o mau-olhado. Esta planta também filtra e absorve formaldeídos presentes em tecidos sintéticos, carpetes e madeiras; e muito comum em produtos de limpeza, papel higiénico, tecidos e produtos para cuidados pessoais.
  • Guiné (Petiveria alliacea)– Esta planta costuma ser utilizada em banhos de descarrego. Conhecida pelo nome popular “amansa-patrão” pois era usada pelos escravos para enfraquecer os seus patrões malignos. É também regida por Marte e pelo elemento fogo. Nativa das Américas, os seus poderes estão relacionados com a protecção contra más entidades, energias negativas e ciúmes. Acredita-se que capta a energia negativa e ao entrar em contacto com esta vibração negativa aprisiona-a e neutraliza-a.
  • Arruda (Ruta graveolens) – Originária do mediterrâneo e igualmente regida por Marte e pelo elemento fogo é utilizada desde a Antiguidade para afastar os efeitos de entidades negativas e acabar com a inveja. Tanto em Portugal como no Brasil é comum ver-se esta planta próxima à porta de entrada das casas precisamente para afastar o mal.
  • Alecrim (Rosmarinus officinalis) – Conhecida como a erva da felicidade, o alecrim é regido pelo Sol e pelo elemento fogo. Os seus poderes estão relacionados com a protecção, purificação, felicidade, sabedoria e cura. Absorve a negatividade e mantém o equilíbrio das energias do local onde está plantado. O alecrim é utilizado para promover a cura especialmente se a doença for relacionada com questões espirituais ou energéticas (utilizada em exorcismos). Quando utilizada em incensos naturais afasta os maus espíritos.
  • Manjericão (Ocimum basilicum) – Quando o manjericão é mantido em vaso para além de afastar as más energias também atrai a simpatia e a boa disposição entre os habitantes da casa. Regido por Marte e pelo elemento fogo possui poderes ligados ao amor, à união, à abundância, à prosperidade e à proteção.
  • Pimenteira (Capsicum annuum) – Igualmente regida por Marte e pelo elemento fogo, a pimenteira absorve o mau olhado e acaba com a inveja. É utilizada para “apimentar” relacionamentos que estão a precisar de reacender a chama da paixão.

Dica: Quando escolher o tipo de vaso que vai utilizar procure que seja condutor de energia, como o barro, a madeira, o cimento, o vidro, a pedra ou até a porcelana. Evite materiais artificiais, como o plástico!

Vaso das 7 ervas para afastar as más energias de casa

Vaso das 7 ervas

Para fazer o vaso das 7 ervas, precisará dos seguintes materiais:

  • vaso de barro
  • terra adubada
  • 7 ervas (arruda, guiné, alecrim, manjericão, espada-de-são-jorge, pimenta e comigo-ninguém-pode)

Coloque uma camada de pedrinhas no fundo do vaso para facilitar a drenagem.

Adicione a terra adubada até cerca de 2/3 do vaso.

Plante as ervas no vaso, intercalando os tipos para que fiquem bem distribuídas:

  • deverá ter em atenção que a planta comigo-ninguém-pode e a espada de são jorge, como crescem para os lados, devem ser colocadas em lados opostos do vaso;
  • a arruda deverá ficar no centro por ser de trato mais flexível;
  • o alecrim e o manjericão também ficar em lados opostos pois o primeiro não necessita de muita água, enquanto que o segundo prefere solos mais húmidos;
  • o manjericão deverá ser colocado do lado da espada de são jorge;
  • a pimenteira deverá ficar entre o alecrim e a espada de são jorge
  • a guiné deverá ser colocada entre o manjericão e a espada de são jorge. 

Coloque o vaso num local com boa luminosidade e ventilação, mas sem receber luz solar directa.

Mantenha o vaso sempre limpo e livre de folhas ou galhos secos.

Caso as plantas comecem a crescer desordenadamente devem ser podadas para garantir a sua longevidade e beleza.

Se alguma das plantas do vaso adoecer deve ser substituída para não prejudicar as plantas vizinhas.

Utilize sempre receitas naturais para o controle de pragas de doenças.

Caso as plantas começarem a murchar deverá fazer um reforço de adubo.

Observação: É importante lembrar que o vaso das 7 ervas tem um significado religioso e deve ser tratado com respeito.

Onde colocar o vaso

Escolha um local adequado para o vaso, de preferência próximo à entrada da casa ou nalgum canto que precise de proteção mas na realidade pode ser colocado em basicamente qualquer ambiente desde que tenha boa iluminação natural e boa circulação de ar. Este segundo factor é essencial para que o fluxo de energias esteja garantido.

A luz indirecta do sol permitirá que as plantas se mantenham vivas e saudáveis durante mais tempo, garantindo, assim, maior proteção para o ambiente.

Contra-indicações:

Se tiver crianças ou animais de estimação terá de ter um especial cuidado pois a planta comigo-ninguém-pode e a espada-de-são-jorge são tóxicas.

O contacto com estas plantas com peles sensíveis poderá provocar ardor, erupções cutâneas, irritação e comichão. Estas plantas jamais devem entrar em contacto com mucosas (boca, olhos, nariz, etc), pois sua toxicidade pode ser mortal.

Portanto deve colocar o vaso das 7 ervas num local seguro, longe de crianças e animais.

Vaso das 7 ervas para afastar as más energias de casa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *