Quer montar um jardim perene? Gostava de ter um bosque comestível? Precisa de consultoria para a construção de uma sebe natural ou desenhar um sistema passivo de recolha e condução de águas?

Fruto de um percurso sustentado numa década no terreno, n´A Senhora do Monte procuramos articular um passado tradicional com um futuro sustentável, cruzando práticas agrícolas tradicionais com as variadas escolas agrícolas sustentáveis: da Agricultura Biológica à Permacultura, passando pela Gestão Holística, Agricultura Sustentável, Agricultura Selvagem, entre outras.

Estas escolas apresentam conhecimentos milenares, técnicas e práticas sustentáveis que permitem uma co-existência pacífica com o planeta – procurando uma relação carbono-positiva com a terra e uma crescente abundância a funcionar em ciclo fechado.

Estes sistemas possuem uma base comum a qualquer geografia ou clima, e uma base adaptável a cada região – e às necessidades de cada projecto. Trata-se de um jogo de elementos personalizados a cada desafio, entre zonas de compostagem, zonas de fruticultura, horticultura, silvicultura, zonas de agro-pecuária, que começam no desenho das habitações ou infra-estruturas, na produção de energia e na equação de elementos em torno de objectivos de auto-suficiência e/ou comerciais.

Oferecemos serviços de:

  • Desenho e planeamento: de simples introdução de elementos como uma sebe, jardim ou lago, a um desenho total do espaço e respectiva evolução no tempo.
  • Implementação e construção: de construções ecológicas a serviços de saneamento, design de água ou fogo com soluções chave-na-mão.

Como funciona o nosso processo integrado:

  • Procuramos antes de mais desenhar a utilização de águas de forma passiva e sustentável, assim como identificar e proteger o projecto de fogos, ventos, geadas e outras equações estruturais.
  • Partimos das infra-estruturas existentes e a construir para atingir a máxima sustentabilidade possível: produção de energia e desempenho térmico, abastecimento e saneamento de águas e resíduos, recolha de água da chuva e respectiva condução, aproveitamento passivo solar, etc.
  • Desenho do espaço: vário elementos são essenciais para um funcionamento em sistema fechado, entre o design de água que permita infiltração no solo, à presença de animais de pecuária (para consumo ou apenas trabalho), sebes naturais, design de espaço de horta, espaço de pomar e zona florestal. Procuramos que esta equação seja o mais funcional possível, mas igualmente sustentável e amiga do ambiente.

O grande objectivo é o design de sistemas produtivos ecológicos, de impacto positivo, mínima manutenção e sem necessidade de muitos inputs exteriores (fertilizantes, herbicidas, maquinarias, etc).

Para mais informações contacte-nos!