a-sra-do-monte-logo

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.

A Senhora do Monte nasceu em 1922, nas terras altas da Serra da Estrela. Cresceu a ajudar os seus pais e irmãos na lavoura e nas lides domésticas, aprendendo e dando continuidade ao saber tradicional português.

Na quinta da família, já o seu avô paterno tinha trabalhado para construir diversos lameiros com levadas de água fresca distribuída por poços frescos, um trabalho de pedra cheio de perícia e esforço que agora era preservado com enorme devoção. “Até então eram terras bravias”, como dizia o seu Pai, “terras que o teu Avô conquistou à custa do corpo”. Nestes terrenos a abundância, as cores e a natureza eram resplandecentes, um verdadeiro ecossistema mantido com trabalho e grande planeamento.

Dos seus Pais, A Senhora do Monte herdou uma cultura de respeito à terra e à natureza e seus ciclos, um respeito sustentado no profundo conhecimento prático de como utilizar uma enorme variedade de colheitas para as mais diversas funções: alimentação, medicina caseira, construção, madeira e lenha, etc. Do seu esforço nascia uma relação sustentável com a terra, preservando e potenciando os recursos naturais para as gerações vindouras.

A Senhora do Monte é uma biblioteca de saber antigo, caseiro e artesanal, um saber cada vez mais perdido mas cada vez mais importante e relevante. Uma homenagem a toda uma geração perdida em Portugal, uma geração que, muitas vezes, não valoriza a sua própria sabedoria mas que simplesmente vai mantendo a tradição viva.

Follow my blog with Bloglovin