Blog

Remédios Naturais para Aves de Capoeira

in Jardim/Horta

Remédios naturais para aves de capoeira

A coriza infecciosa é uma doença altamente contagiosa que ataca aves de capoeira.

Tal como nós, também estes bicinhos adoecem com a chegada do tempo frio!

Vulgarmente conhecida como gôgo, trata-se de uma doença bacteriana respiratória que afecta o trato respiratório superior das aves. Esta doença é causada pela bactéria Haemophilus paragallinarum e ataca aves de capoeiras como galinhas, galos, faisões, perus, etc.

Tratamentos naturais para aves de capoeira

Os sintomas frequentes são os espirros, corrimento nasal, conjuntivite, etc. Muitas vezes o sintoma mais visível é o barulho que a ave faz ao respirar. As secreções nasais acabam por obstruir as vias respiratórias fazendo com que o animal tente respirar pelo bico.

Transmite-se com bastante facilidade, por contacto directo com aves doentes, moscas, água ou ração contaminada.

Por vezes certas aves são portadores da doença mas não apresentam os sintomas. Normalmente as aves mais velhas contagiam as aves mais novas.

Esta doença vulgarmente ocorre em locais húmidos, expostos a ventos, assim como abrigos (capoeiras/currais) mal construídos.

Doenças nas galinhas

Mal se aperceba de um destes sintomas nas suas aves, separe-a imediatamente das outras.

Existem mezinhas que os antigos usavam e que podem substituir as vacinações e tratamentos químicos.

Para prevenir o aparecimento desta doença aplique umas gotas de aguardente e um pouco de açúcar no bebedouro das aves.

Quando a doença aparece também poderá pôr gotas de limão ou de propólis misturadas na água do bebedouro.

Mantenha o galiheiro limpo para que as suas galinhas não adoeçam

Outra remédio caseiro é a cebola bem picada envolvida em azeite. Agarre na ave, abrindo-lhe o bico, e obrigue-a a engolir esta mistura.

Outros dizem que se deve obrigar a ave a ingerir a clara do ovo e depois a gema.

Também pode colocar um dente de alho amassado no bebedouro ou chá de cascas de romã com pedaços de gengibre. Troque todos os dias a água repetindo o procedimento, durante 15 dias.

Consoante a região do país os remédios caseiros, para aves de capoeira, vão variando.

A alimentação adequada evita o aparecimento de doenças. Aprenda como alimentar as suas galinhas:

Saiba que alimentos pode dar às suas galinhas para ter mais ovos

Se gostou deste artigo, leia também:

Aprenda que animais pode e deve criar na sua quinta

Save

63 Comments
  1. muitos bom parabens

  2. Po de cafe limao sal acucar surfa agua ardente e alho mata o gogo em quatro dias todos sao otimo para o terrivel gogo em galinhas

  3. quando morre um frango com gogo, o que fazer as outros? T^^em +/- 2 meses

    • Dulce, boa tarde! Normalmente deve-se isolar uma galinha doente assim que se diagnostica um problema, no seu caso parece-me que não o fez. Em todo o caso não é certo que as restantes galinhas contraiam o gogo – apesar de ser provável. Mantenha-se atenta aos sinais, utilize as dicas do artigo – e dos comentários de outros leitores – como prevenção e redobre o seu carinho pelos seus animais. Caso algum apresente sinais isole-o de imediato dos restantes. Nós costumamos dar às nossas galinhas a cebola picada em azeite como prevenção semanalmente – e elas estão habituadas e gostam. Confesso-lhe que temos uma galinha com sinais de gogo há já uns meses mas não tem piorado ou contagiado as restantes. Obrigado por nos acompanhar!

  4. colocar a casca de angico na água também é ótimo.

    • olá Antonio eu gostaria de saber por quantos dias eu coloco angico na agua, pois ja tem 8 dias e nada adiantou! se vc puder me uma dica eu fico agradecido!

  5. Efigenio Silva pirapora M.G 24 Novembro, 2014 at 11:51 Responder

    Eu tenho usado c/ exito o benzocreol no bebedouro, ou se nao fazer uma mistura com 1/2 a1/2 de leite c/ benzocreol e c/ uma ciringa dar direto no bico da ave é uma boa opçao sempre da certo.

  6. Bom Dia! Quantos dias tenho que dar a cebola com azeite tenho uma so e e de estimação do meu filho de 6 anos. Obg

    • Bom dia! Relativamente à cebola com azeite normalmente faz-se uma vez – a galinha ou come a mistura ou terá de “forçar” e vê os resultados. Nós usamos esta receita a cada semana/15 dias (as nossas galinhas comem pelo que não dão o trabalho manual), os bebedouros têm sempre um pouco de aguardente ou lixívia (10%). Veja também se as condições do seu galinheiro são ideais ou se precisa de proteger um pouco mais o abrigo da sua galinha (exposição a norte, ventos e frio). Obrigado!

  7. Wilmar Augusto Correia 23 Abril, 2015 at 21:47 Responder

    Muito boas as informações, tenho umas galinhas caipiras, eles quase sempre ficam doentes. Preciso de informações para prévias para evitar essas doenças

  8. oi tenho galinhas felizes e americanas estão com gogó e coriza. aqui o clima é quente o que devo dar a elas. valeu

    • A Senhora do Monte 11 Junho, 2015 at 8:37 Responder

      Olá Joaquim! Já experimentou os tratamentos que expusémos neste artigo?
      Obrigada por acompanhar A Senhora do Monte

  9. tenho alguns frangos e galinhas estão com gogo ou espirro já dei de tudo queria saber de um remédio caseiro mais atuante que fica-se bom rápido.

  10. eu coloco suco de limão e vinagre .
    estou com pena do meu galo, ele adora carinho, é da raça gigante .
    esta tão fraquinho

  11. Welington Sperandio 7 Setembro, 2015 at 15:56 Responder

    Gostei das dicas, vou fazer!

  12. Parabéns pela reportagem e esclarecimento e dúvidas que muitos criadores tem com relação a essa doença.
    Um abraço Criadouro Varzante- Soledade-PB

  13. Remédios caseiros para coriza > podemos usar o alho que é imunol estimulantes e antimicrobiana, para o tratamento para aves dome]esticas amasse 7 dentes de alho e coloque com dois litros de água e deixe descansar por 24 horas, quando for dar as galinhas retire a água no dia anterior no período de tarde e substitua por essa preparada durante 3 dias, os bebedouros devem ser limpos diariamente, repetir essa operação a cada 15 dias.
    Outro produto O limão é um remédio conhecido pelas duas propriedades medicinais como: antianêmica, antibiótica, antifimatória, anti-séptica, bactericida, expectorante, vermífugo natural e vitaminizane- modo de usar pela manhã esprema um limão médio e esprema o suco nos bebedouros das aves durante 3 dias consecutios e repita a cada 15 dias, evit que as aves fiquem com coriza..

  14. Água sanitária e ótimo.

  15. esta cebola e de cabeça ou verde

  16. O que devo dar para aves com pigarro ou peito seco, para a pronta recuperação?

  17. Boa noite
    Gostaria de me comunicar com pessoas de esperiencia em aves tenho um pequeno plantel mas estao morrendo depois de 40 dias com gogo falta de ar ja dei tanto remedio e nada demelhorar tem alguns lotrs q ja melhorou mas tem outros qta dificil alguem possa me ajudar

    • Se o problema é persistente é porque não deve ter as melhores condições de higiene. Faça uma análise ao galinheiro e espaço exterior, exposição ao frio e ventos, etc; ao mesmo tempo talvez tenha de separar todos os animais doentes e procurar manter os saudáveis num espaço limpo para garantir que não são contagiados.

  18. Ola Senhora do Monte, uns dos meus franguinhos ficou com os olhos fechados pensei que ele estava cego,mas ai forcei para abri o olhos dele e percebi que nao estava cego mas ele esta com os olhos fundos e lagrimando,e agora ja são mais dois franguinhos que esta com o mesmo sintoma estou tratando deles com os remedios Enro Flec 10 % e o Terramicina Pó solúvel com Antigerm 77, ja ja faz 3 dias que estou dando esse tratamento a eles mas ate agora nao vi nem uma melhora estou com medo que eles morra pois tenho muito amor nas minha aves , tenho 16 cabeça ao todo e nao que perde-los por favor me diz o que fazer para curar eles , gostaria de saber tambam e se ele corre risco de morrer , aguardo resposta des de ja agradeço.

  19. odorei suas dicas vou fazer,muito obrigado

  20. Eu queria saber q tipo de produto eu uso para desinfectar o galinheiro, qual e o melhor?

    • Olá Thaynara, desinfecte o seu galinheiro com água com lixívia em partes iguais.
      Obrigada por acompanhar A Senhora do Monte 🙂

  21. Água sanitária é bom pra gogo de galinha ?

  22. Cleusa Macciel Tavares 23 Fevereiro, 2016 at 11:53 Responder

    Gostei muito dos esclarecimentos sobre as doenças e principalmente sobre a cura com remédios caseiros vou fazer tenho em média 70 galinhas e 3 galos só os pintinhos tem o problema de gogo e boba muito obrigada Senhora Monte

  23. Boa tarde, fiz o teste com a babosa, esta dando certo, recomendo a todos, corte ela e coloque na agua sempre de manha ou final da tarde.
    Jonas Novais, distribuidor de bintinho oeste da Bahia, 749909-5468, whatsap 61 99445500

  24. Bom dia,
    Estamos com problemas onde as galinhas caem a cabeça e depois morrem o que devo fazer?
    Existe algum remédio?
    Preciso URGENTE de uma resposta.
    Obrigado

  25. sou criador de frango caipira pra corte,pra desinfeccao dos galpoes,bebedouros,puleiros,ovos,chocadeiras eu uso amonia quaternaria,excelente resolveu os problemas de doencas respiratorias toda semana tudo e pulverizado.eu recomendo a todos e a agua com alho. eu uso de 15/15 dias minha regiao e fria e venta muito,vamos compartilhar nossas experiencias, é bom pra todos,espero que tenha ajudado,obrigado

  26. Minhas galinhas comeca fazer coco verde fica fraca ater morre. Oque fazer

    • A Senhora do Monte 11 Abril, 2016 at 20:28 Responder

      Não conseguimos dar uma resposta com tão pouca informação. Não estarão a comer alguma erva que lhes faça mal?

  27. Adorei essas informações!
    Uma das minhas galinhas poedeiras, apareceu com o olho inflamado, com uma massa amarelada, creio que seja pus, coloquei terracortril, ela melhorou, depois ela apareceu com os dois olhos fechados inchados e com aquela massa branca. O que seria isso? e o que devo fazer?

  28. Boa noite, gostaria de saber se posso abater e me alimentar de um frango com gogo?

    • A Senhora do Monte 9 Maio, 2016 at 17:52 Responder

      Olá Reginilson. Não aconselhamos a alimentar-se de animais doentes. Obrigada por nos acompanhar.

  29. Olá boa noite, tenho uma pequena criação de galinha, meus pintinhos estão com caroço acima do olho, caroço branco, o que devo fazer.

  30. Meu galo esta resfriado como devo alimenta-lo por favor estou desesperado, aguardo sua resposta.

    • A Senhora do Monte 12 Junho, 2016 at 12:32 Responder

      Deve usar uma mistura de cebola picada com azeite, obrigar o galo a comer se for caso disso – e ver resultados em 1 semana. Se for gogo (parece uma constipação com garganta inflamada) deverá ficar tratado. Reforçar a higiene no galinheiro também ajuda! Obrigado por nos acompanhar! 🙂

  31. Nao sei o que fazer meus frangos estao com sigamose ja temtei tanta coisa. me digao uma reseita para essa doensa

  32. Tenho frangos e galinhas, eles tiveram gogó ai tratei dos gogó, mais eles alguns dos frangos/galinhas ficaram com uma roncaria(ronco) e não sei o que fazer, ja vis um bocado de coisa mais essa roncaria nao sair deles.

  33. Maristela damasceno 2 Julho, 2016 at 11:58 Responder

    Estou criando algumas pintinhas e pintinhos de galinhas caipirao as minhas pintinhas pararo de comer e so fica de bicos abertos e com um romco como se estivesse com uma baba que dificulte a respiração o que eu faco. Hoje percebir que um frango tambem esta com os olhos bem inchados fui abrir os olhos dele e vir que tem uma massa amarela dentro do olho. O que tenho que fazer pra os dois caso por favor me ajuda gostaria de saber se devo separar os animais doentes dos sadios

    • A Senhora do Monte 2 Julho, 2016 at 14:51 Responder

      Olá Maristela. É muito importante que mantenha o galinheiro bem limpo. Separe os animais doentes dos sadios – coloque um pouco de lixívia na água (suficiente para desinfectar a mesma mas ser potável). Esta água deve ser dada tanto aos animais doentes como aos saudáveis. Por fim tente tratar os animais doentes com cebola e azeite.

      Já conhece as nossas novas páginas de Pinterest e Instagram?
      https://pt.pinterest.com/asenhoradomonte/
      https://www.instagram.com/a_senhora_do_monte/

      Continue a acompanhar-nos 🙂

    • A Senhora do Monte 2 Julho, 2016 at 18:07 Responder

      Maristela, boa tarde! Separar os animais é a primeira coisa a fazer, assim como limpar o galinheiro e, se possível, desinfectar o mesmo com lixívia. O ronco que refere deve ser o “gogo”, pelo que basta seguir as instruções no artigo, já os olhos inchados pode indicar outro problema. Tente as mezinhas do artigo e veja se sente melhoras nos animais, também deve equacionar melhorar as condições do galinheiro se o problema persiste (correntes de ar, humidade, etc não é bom para os animais). Obrigado por nos acompanhar! 🙂

  34. Meu galo está cego de um olho..criou uma massa amarela em 1 olho e tá roco o que eu faço?

  35. Bom dia eu estou criando uma pequena quantidade de galinha alguma estão fazendo fezes esbranquiçada cabeça baixa nao fica em pé mais esta com baba no bico de cabeça baixa o que pode ser e como evitar? Ser poder me ajudar já agradeço.

    • A Senhora do Monte 22 Agosto, 2016 at 14:17 Responder

      Bom dia! Não percebendo pelos sintomas qual será o problema deve verificar as fontes de alimento e água, separar os animais saudáveis dos doentes de imediato e procurar junto de um veterinário qual será o problema das galinhas doentes. Obrigado por nos acompanhar!

  36. fernando antonio santos fernandes 14 Setembro, 2016 at 0:23 Responder

    É um prazer muito grande participar e aprender nesse blog agency.]
    Um abraço a todos
    Fernando Antonio Santos Fernandes

  37. ola , como faço para q meus perus nao morram , pois crio e eles sempre morrem, quando nao morrem novinhos morrem ja grandinho, ficam tristes e acabam morrendo, e as vezes criam uns carroço na cabeça ! oq faço?

    • Perús precisam de um bom espaço ao ar livre, boa água, alimento e um excelente “galinheiro” bem isolado teoricamente (lidam mal com temperaturas baixas). Normalmente em Portugal são criados durante a primavera/verão – para o tradicional consumo no Natal, entre outros. Avalie bem as condições que tem pois talvez a melhor opção seja criar outro tipo de aves. Obrigado por nos acompanhar! 🙂

  38. Bom dia!
    quando a galinha esta com o olho inflamado e deprimida o que eu posso fazer, sendo que tenho 1 casal de galinha esta desse jeito ? por favor entra em conta pelo meu email [email protected]

  39. Boa tarde, preciso de ajuda com urgência, tenho pequena criação de galinha caipira há 1 dia estou a notar que algumas estão fracas, anda uma pequena distância param e fecham os olhos, o que faços?

    • Não lhe conseguimos dar uma resposta, mas deve avaliar tudo: água, alimento, condições de higiene, condições do galinheiro – e isolar rapidamente qualquer animal que mostre estar doente dos restantes. Obrigada!

  40. Quanto a dosagem da medicação, como fica!?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *