Blog

Compostagem – Fertilizante Natural para o seu Jardim

in Jardim/Horta

 

Compostagem

 

Composto para a Saúde do solo

Uma das formas mais eficazes de melhorar o solo é utilizar um composto de aparas de relva, resíduos de podas, folhas e desperdícios de cozinha como cascas de fruta, cascas de ovos, restos de legumes, borras de café e folhas de chá, cartão e papel (de preferência sem impressões). Desta forma evita despesas e produz directamente o seu fertilizante, ao mesmo tempo que reduz a sua pegada ambiental – qualquer recurso orgânico é passível de compostar pelo que evita contribuir para lixeiras, processos de incineração, etc.

 

Para evitar atrair animais e insectos não utilize carnes ou alimentos gordos. Não inclua plantas doentes nem ervas daninhas com semente.

 

Como fazer compostagem

 

Matéria de Compostagem Verde e Castanha

Um bom composto necessita de quantidades iguais de matéria verde e castanha.

 

Matéria Verde:

  • aparas de relva
  • resídus frescos de poda, de plantas e flores
  • cascas de legumes e de frutas

 

Matéria Castanha:

  • folhas secas, flores e plantas de jardim secas
  • palha
  • papel de jornal triturado
  • serradura

 

De forma genérica a sua pilha de composto deverá ter 40% de matéria verde, 40% de matéria castanha e os restantes 20% deverão ser estrume (fresco ou parcialmente cortido) ou composto.

 

 

Composto

 

Como fazer uma pilha de composto simples

Uma caixa de rede ou ripas de madeira com cerca de um metro de largura é um bom contentor para composto. Mas não precisa de nenhuma estrutura, pode simplesmente criar pilhas (até 1 m3) num canto do seu jardim!

Comece por espalhar no fundo uma camada de matéria castanha com uns 15cm de altura. Coloque depois uma camada de matéria verde com a mesma altura.

Cubra o material verde com uns 25mm de estrume, composto ou em último caso terra de jardim.

Junte novamente uma camada de matéria castanha e humedeça a pilha com água.

Continue a juntar camadas alternadas de matéria castanha e verde em proporções iguais misturadas com um pouco de terra e vá mantendo a pilha de composto húmida (como uma esponja húmida).

Revolva a pilha a cada duas semanas com uma forquilha. Quando a pilha de composto atingir um metro de altura, comece uma nova pilha.

 

Ao fim de 2 meses a um ano o  composto será castanho escuro, com consistência de terra e granuloso: estará pronto a aplicar no seu jardim!

Pode ir virando a pilha mais frequentemente, e quanto melhor conseguir manter a temperatura e humidade mais rapidamente poderá ter o seu composto.

 

 

Pilha de composto

 

Como Acelerar a Compostagem

Para acelerar a compostagem, corte os materiais que pretende utilizar em pedaços pequenos antes de os juntar à pilha de composto.

 

Como Utilizar o Composto no seu Jardim

Todos os solos beneficiam da aplicação regular de composto.

Na Primavera, para acrescentar nutrientes e melhorar a textura do solo, espalhe 5cm de composto envelhecido na horta e nos canteiros ou camas elevadas.

Durante a época de crescimento, aplique uma cobertura de composto na horta para enriquecer o solo.

Com este processo fecha o ciclo no seu jardim, reaproveitando resíduos para gerar fertilidade e evitar desperdícios ou compra de fertilizantes: é um passo indispensável para uma agricultor biológico!

 

Tabela de Soluções de Problemas do seu Composto

Leia também:

Minhocário Caseiro ou vermicompostagem

Save