Blog

Lenda da cabeça da velha

in Saberes

Lenda da cabeça da velha

A cabeça da velha situa-se na localidade da Senhora do Desterro em S.Romão – Seia.

 

Reza a história que, na Serra da Peneda, uma jovem rica e bela de seu nome Leonor vivia sob a tutela do seu tio, um poderoso e cruel fidalgo chamado D.Bernardo.

Leonor tinha-se enamorado por um jovem fidalgo pobre e arruinado que se chamava D.Afonso. A sua velha aia, Marta, ajudava os dois jovens a encontrarem-se em segredo. Marta acompanhava Leonor nestes encontro secretos e jurando-lhes fidelidade e dizendo que se um dia os traísse Deus a transformaria numa pedra.

Um dia a velha Marta vinha de um encontro com D.Afonso que lhe entregara uma carta para Leonor, nisto é surpreendida por D.Bernardo.

O tirano fidalgo, suspeitando que algo se passava, obrigou a velha a contar o que se passava. Depois de muitas ameaças conseguiu arrancar-lhe a hora e o local do próximo encontro dos dois jovens apaixonados.

D.Bernardo estava decidido a apanhá.los de surpresa para os matar.

Conforme era costume, Marta acompanhou Leonor ao encontro de D.Afonso, com uma grande tristeza e desespero por nada poder contar à sua ama.

O encontro deu-se na Serra da Peneda enquanto que a velha aia ficou, de vigia, num local próximo.

 

Cabeça da velha

 

No momento em que D.Afonso e Leonor trocavam juras de amor eterno, estes ouviram vozes ao longe. Resolveram ir verificar o que se passava dirigindo-se ao local onde estava Marta.

Ao chegarem tal foi o seu espanto quando deram com a velha Marta transformada em pedra. Aperceberam-se, então, que esta os tinha traído.

Sabendo-se em perigo, os jovens fugiram para a Galiza onde casaram e fizeram fortuna. Anos mais tarde decidiram voltar ao local onde tinham deixado a velha aia pela última vez para se certificarem se o que se tinha passado era real ou uma alucinação.

A Cabeça da Velha, como o povo lhe chamava, lá estava! A prova da traição da pobre Marta que, afinal, lhes trouxe uma grande felicidade.

Como prova do seu perdão, Leonor e D.Afonso mandaram edificar uma pequena capela muito perto do rochedo da Cabeça da Velha.

 

Lenda da cabeça da velha

Save

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *