Blog

Saiba para que serve e o que pode utilizar como cobertura morta de solo

in Jardim/Horta

 

Mulching ou Cobertura morta de solo

A cobertura morta de solo, ou “mulching” é uma técnica cada vez mais usual em jardinagem, horticultura e fruticultura!

Revela-se útil na manutenção da fertilidade e humidade do solo – potenciando também a eficiência em termos de utilização de água.

Basicamente trata-se de uma replicação do processo natural de compostagem, em que matéria orgânica seca é largada pelas árvores, arbustos e plantas, assim como frutos e sementes, decompondo-se naturalmente no solo e gerando novo solo – rico em nutrientes e minerais.

 

Manta - cobertura de solo

 

Cobertura morta de solo (mulching)

Na prática trata-se de uma camada fina de 5 cm – em média – de matéria orgânica seca depositada na superfície do solo, a qual também serve de protecção do solo face ao sol.

 

Cobertura morta de solo

 

Assim, no caso da jardinagem, horticultura e fruticultura procede-se a uma cobertura das camas agrícolas ou a superfície em redor da planta ou da árvore – como um anel.

Em jardinagem convencional utiliza-se muito cascas secas de pinheiro e outros materiais que evitem o crescimento de plantas indesejadas, no caso da horticultura e fruticultura biológica privilegia-se uma cobertura permanente de palha ou outro material orgânico seco como serradura, palha de arroz, etc, que alimente o solo com a sua decomposição.

 

Cobertura de solo

 

Desta forma evita expor o seu solo – o que tanto prejudica a vida subterrânea como provoca a evaporação da água no solo – e aumenta a eficácia da sua rega. Todas as árvores e plantas agradecem, e pode ainda aproveitar o “mulching” para sementeiras directas de plantas benéficas, leguminosas, etc.

 

Cobertura de canteiros

 

Trabalhando com canteiros permanentes ou camas/camalhões agrícolas e com uma cobertura de solo maximizamos a fertilidade e respectiva qualidade dos produtos – reduzindo o trabalho necessário tanto no curto como no longo prazo.

No caso da Fruticultura trata-se de criar discos em torno da árvore com composto e cobertura de palha – dentro do diâmetro da árvore à superfície.

 

Manta - cobertura de solo

 

No caso de climas muito húmidos e especialmente no inverno a colocação de mulching a mais pode criar condições para possíveis pragas como caracóis e lesmas.

 

O que pode utilizar como cobertura morta de solo (mulching):

Toda a matéria orgânica seca pode ser utilizada.

  • palha
  • serradura
  • cascas de árvores
  • folhas secas
  • ervas secas
  • agulhas de pinheiro: tenha em atenção com este tipo de cobertura pois ajuda a acidificar o solo
  • palha / cascas de arroz
  • cascas de milho
  • cascas de cocos
  • algas secas, etc.

Para além de tudo isto também pode utilizar outros materiais como pedaços de cartão (opte por cartão sem impressão a cores e retire a fita-cola e todos os autocolantes), gravilha, pedras, conchas da praia, etc.

Leia também:

Para que servem as camas elevadas na horta ou no jardim?

Minhocário caseiro ou vermicompostor:

Compostagem – Fertilizante natural para o seu jardim

25 Dicas e ideias geniais que vai querer fazer no seu jardim / horta

Save

2 Comments
  1. de facto o malching e uma das melhores maneiras para a horticultura nas zonas onde ha fraca queda pluviometrica, dessa forma produsce com mair qualidade e gostaria de ter mais informaçao sobre o tema, isto porque sou um agronomo e estou a implementar o malching no sector familiar na produçao de horticolas,

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *