Blog

Carneiro Hidráulico – bomba de água sem necessidade de energia

in Jardim/Horta

 

Carneiro hidráulico

O carneiro hidráulico é um excelente exemplo de formas alternativas que nos resolvem problemas do dia-a-dia sem necessidade de recorrer a soluções eléctricas mais complexas. Apesar de ser bastante desconhecido é uma solução bastante eficiente em casos em que possui um curso de água junto a uma casa ou terreno agrícola/florestal mas precisa da mesma num ponto mais alto que o original.

Neste caso utiliza a própria força da água para “empurrar” água para um ponto mais alto, o que varia com a  força, volume e dimensão do caudal de água original mas que permite um contínuo abastecimento. Com um conjunto de reservatórios consegue desenhar um sistema para abastecer as mais diversas situações e sem recurso a electricidade – uma enorme vantagem nos dias que correm.

 

Carneiro hidraulico

 

A bomba de “carneiro” foi inventada por John Whitehurst em 1772, necessitava porém de uma pessoa para fazê-la funcionar. A partir desta invenção os irmãos franceses Montgolfier tornaram o aparelho automático nos moldes que conhecemos hoje.

O nome “carneiro” tem origem num aparelho de guerra da Idade Média – mais conhecido por ariete, e que era usado para derrubar muralhas e portões. O “carneiro” movia-se para a frente e para trás por ação da força humana. A bomba de “carneiro” ou “carneiro hidráulico” ou ainda “bomba de ariete” funciona utilizando a pressão do ar e o fenómeno do “golpe de ariete”, que resulta na alteração brusca de pressão da água num tubo. Através do uso de algumas peças, tubos e válvulas de canalização, é possível criar este sistema que bombeia água a uma altura considerável sem recurso a qualquer fonte de energia externa.

 

Carneiro hidraulico

 

Apesar das vantagens, nomeadamente não ter gasto energético, necessitar de pouca manutenção, ser muito barato e simples de montar e estar sempre em funcionamento; tem a desvantagem de necessitar de pelo menos 2 metros de desnível de caudal constante de água (para ganhar força), sendo que apenas 20% da água que percorre esta peça será efectivamente elevada para o ponto pretendido.

 

carneiro-hidraulico

 

Planos para construir um carneiro hidráulico:

Encontre AQUI e AQUI dois pequenos manuais com informação completa de como construir e manter o seu carneiro hidráulico, assim como demais informações em torno da tecnologia.

Veja este vídeo para perceber como funciona:

Se tiver condições opte por esta solução em detrimento de bombas eléctricas ou solares, tanto poupa no investimento como acaba por ser bastante mais sustentável!

2 Comments
  1. Gostava de saber se esse sistema permite tirar água de um poço
    Este artigo é muito importante
    Obrigada

    • A Senhora do Monte 20 Maio, 2016 at 9:10 Responder

      Olá Maria de Fátima 🙂 Como é referido no artigo, o carneiro hidráulico utiliza a própria força da água ou seja este sistema só pode ser usado com água corrente (ribeiros, rios, etc).
      No seu caso poderá usar um moinho de vento para retirar a água do poço – como se fazia antigamente.
      Esperemos tê-la ajudado.

      Já conhece a nossa nova página de Pinterest?
      https://pt.pinterest.com/asenhoradomonte/

      Obrigada por nos acompanhar 😀

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *