Carneiro Hidráulico – bomba de água sem necessidade de energia
O carneiro hidráulico é um excelente exemplo de formas alternativas que nos resolvem problemas do dia-a-dia sem necessidade de recorrer a soluções eléctricas mais complexas. Apesar de ser bastante desconhecido é uma solução bastante eficiente em casos em que possui um curso de água junto a uma casa ou terreno agrícola/florestal mas precisa da mesma num ponto mais alto que o original.
Neste caso utiliza a própria força da água para “empurrar” água para um ponto mais alto, o que varia com a força, volume e dimensão do caudal de água original mas que permite um contínuo abastecimento. Com um conjunto de reservatórios consegue desenhar um sistema para abastecer as mais diversas situações e sem recurso a electricidade – uma enorme vantagem nos dias que correm.
A bomba de “carneiro” foi inventada por John Whitehurst em 1772, necessitava porém de uma pessoa para fazê-la funcionar. A partir desta invenção os irmãos franceses Montgolfier tornaram o aparelho automático nos moldes que conhecemos hoje.
O nome “carneiro” tem origem num aparelho de guerra da Idade Média – mais conhecido por ariete, e que era usado para derrubar muralhas e portões. O “carneiro” movia-se para a frente e para trás por ação da força humana. A bomba de “carneiro” ou “carneiro hidráulico” ou ainda “bomba de ariete” funciona utilizando a pressão do ar e o fenómeno do “golpe de ariete”, que resulta na alteração brusca de pressão da água num tubo. Através do uso de algumas peças, tubos e válvulas de canalização, é possível criar este sistema que bombeia água a uma altura considerável sem recurso a qualquer fonte de energia externa.
Apesar das vantagens, nomeadamente não ter gasto energético, necessitar de pouca manutenção, ser muito barato e simples de montar e estar sempre em funcionamento; tem a desvantagem de necessitar de pelo menos 2 metros de desnível de caudal constante de água (para ganhar força), sendo que apenas 20% da água que percorre esta peça será efectivamente elevada para o ponto pretendido.
Planos para construir um carneiro hidráulico:
Encontre AQUI e AQUI dois pequenos manuais com informação completa de como construir e manter o seu carneiro hidráulico, assim como demais informações em torno da tecnologia.
Veja este vídeo para perceber como funciona:
Se tiver condições opte por esta solução em detrimento de bombas eléctricas ou solares, tanto poupa no investimento como acaba por ser bastante mais sustentável!
Gostava de saber se esse sistema permite tirar água de um poço
Este artigo é muito importante
Obrigada
Olá Maria de Fátima 🙂 Como é referido no artigo, o carneiro hidráulico utiliza a própria força da água ou seja este sistema só pode ser usado com água corrente (ribeiros, rios, etc).
No seu caso poderá usar um moinho de vento para retirar a água do poço – como se fazia antigamente.
Esperemos tê-la ajudado.
Já conhece a nossa nova página de Pinterest?
https://pt.pinterest.com/asenhoradomonte/
Obrigada por nos acompanhar 😀