
Visitar os Açores sem provar Bolo lêvedo, uma especialidade gastronómica típica e exclusiva do Vale das Furnas, é perder umas das (mesmo muitas) agradáveis surpresas da viagem. Já um famoso cartão de visita da região, é um pão que é um bolo e um bolo que é um pão.
É muito tradicional na região, comido tradicionalmente sobretudo no verão e acompanhado por vinho caseiro. Ao que consta, apesar da pouca informação quanto à sua origem, era a base da alimentação dos primeiros colonos da localidade.
Com o turismo tornou-se famoso e hoje é um símbolo gastronómico dos Açores. É um pão redondo, achatado, com um sabor doce mas leve, normalmente cozido numa sertã de barro ou chapa metálica polvilhada com farinha.

Ingredientes:
- 1 kg de farinha de trigo
- 300 g de açúcar
- 4 ovos
- 1/2 l de leite
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de fermento de padeiro
- 3 colheres de sopa de margarina
Aqueça um pouco o leite, junto com o sal e a margarina. Amasse a farinha, os ovos, o açúcar e adicione o preparado do leite. Amasse bem e adicione o fermento. Deixe levedar durante aproximadamente 7 horas (durante a noite por exemplo).

Separe a massa em bolas, de tamanho aproximado de uma laranja, e coloque num tabuleiro polvilhado com farinha. Tape com um pano e deixe levedar por mais 45 minutos.

Estenda as bolinhas, uma de cada vez, em forma de disco. Leve a cozer em lume brando, numa sertã de barro polvilhada com farinha e previamente aquecida (ou numa frigideira anti aderente).

Frite de ambos os lados e sirva!

