Blog

História do Mosteiro de Santo Agostinho da Serra do Pilar

in Saberes

História do Mosteiro de Santo Agostinho da Serra do Pilar

Conhece o magnífico Mosteiro de Santo Agostinho da Serra do Pilar?

Este verdadeiro ex-libris de Vila Nova de Gaia encontra-se implantado no cimo de uma escarpa dominando toda a zona sobranceira do Douro.

 

Esta obra está classificada pela Unesco como Património Mundial desde 1996. 

 

Margens do rio Douro

 

História

Frei Brás de Braga, de acordo com D João III e com D. Fr. Baltazar Limpo, Bispo do Porto, decidiu fundar este novo mosteiro, em 1537, para albergar os Cónegos Regrantes de Santo Agostinho provenientes do Mosteiro de Grijó, à data bastante degradado.
Em 1598 o prior D. Acúrsio de Santo Agostinho considerou a igreja do mosteiro “pequena e acanhada”, pelo que decidiu refazer a estrutura do templo, consagrando-a a Santo Agostinho.

 

As obras do templo iriam arrastar-se por várias décadas, uma vez que foram interrompidas nos primeiros anos do século XVII, sendo terminada a edificação entre 1669 e 1672, data em que era finalmente inaugurada. 

Mosteiro da Serra do Pilar

A Igreja actualmente, classificada como Monumento Nacional, realça-se pela planta circular, coberta por uma imponente abóbada hemisférica, rodeada por varandim e coroada por um lanternim.

No interior, salientam-se os trabalhos em talha dourada e dourada e branca. Conserva um belo claustro, igualmente classificado como Monumento Nacional, com abóbada circular com nervura central apoiada em 36 colunas jónicas. Destaca-se ainda o seu “rendilhado” formado por volutas, cartelas e pináculos.

 

Este mosteiro maneirista é um exemplar único em Portugal, visto que a igreja e o claustro são de planta circular, modelo este proveniente da arquitectura civil. 

Mosteiro de Santo Agostinho da Serra do Pilar

A sua localização geográfica foi crucial em 1809, aquando das invasões pelas tropas napoleónicas e em 1832-33 enquanto base militar durante as lutas liberais. Elevado à categoria de fortaleza foi convertido desde então em quartel de artilharia.

Do terraço fronteiriço poderá desfrutar de excelentes vistas sobre o Rio Douro, a zona mais antiga da cidade e os telhados das Caves do Vinho do Porto.

 

Mosteiro da Serra do Pilar - Gaia

 

Fontes: Direcção Geral do Património Cultural / Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *